Publicado em: 16 de abril de 2017
Páscoa é garantia de vida

Para: Domingo, 16 de abril de 2017

Texto: Marcos 16.1-8

“Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado” (Mc 16.6).

Quando compramos um produto (eletrodoméstico ou automóvel, por exemplo) ou contratamos um serviço, recebemos o termo de garantia. A Páscoa é para nós a garantia de vida, porque Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e vive eternamente. Essa garantia de vida para nós está embutida nas palavras do anjo que anunciou às mulheres a boa notícia da ressurreição de Jesus: “Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado” (Mc 16.6).

Ninguém esperava a ressurreição. A cruz apresentava-se como o fim da esperança, a maior desilusão possível. Também para aquelas mulheres. No entanto, a morte que estava acostumada a ser vitoriosa foi definitivamente derrotada, conquistada. A vida as tomou de surpresa.

O fato é que todas as pessoas morrem. Ainda assim, para todos os que nascem, a morte surge como surpresa e grande decepção. Ela é chamada de natural, porque é comum a todos os seres vivos, aos homens e aos animais, “pois tanto um como o outro irão para o mesmo lugar, isto é, o pó da terra. Tanto um como o outro vieram de lá e voltarão para lá” (Ec 3.20).

A história da Páscoa é, para a razão humana, um absurdo maior que a Paixão de Cristo. Nós estamos acostumados com a lógica da vida para a morte. Mas a lógica no domingo da Páscoa ficou invertida: é da morte para a vida!

Páscoa é garantia de vida, porque Jesus venceu a morte. A sua ressurreição nos coloca no caminho para a redenção por ser consumada no Último Dia. “Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1Co 15.20). Feliz Páscoa para você!

Oremos: Deus, agradeço por mais uma celebração da Páscoa e pela garantia da vida eterna por causa da ressurreição de Jesus. Afasta de mim todo o medo e enche-me de alegria da tua salvação. Em nome de Jesus. Amém.