Publicado em: 09 de junho de 2021
Para ter um coração amoroso 

Para: quarta-feira, 9 de junho de 2021
Texto: Lucas 6.27-36  

“Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.” (Lc 6.36) 

Jesus, em seu sermão no Evangelho de Lucas, capítulo 6, pede-nos algo muito difícil: que amemos quem nos faz o mal. Amar quem nos faz bem é mais do que justo. O que ele pede é algo que vai contra a nossa natureza. A lei do mundo é: olho por olho, dente por dente. Jesus está pedindo que perdoemos, amemos e não retribuamos o mal com o mal.  

Parece algo impossível. Mas o que está por trás desse pedido de Jesus? Ele quer nos ensinar que os cristãos não são deste mundo, que não devemos agir como pessoas que não foram alvo do amor e do perdão de Jesus. 

Quem foi alcançando pela misericórdia de Jesus é uma nova pessoa, uma pessoa que deveria ser tomada pelo amor e pela misericórdia. Mas como conseguir agir assim? Não é fácil, não conseguimos o tempo todo, mas é uma jornada, uma caminhada de fé. Jesus afirmou: “Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês (Lc 6.36)A força para melhorar, para amar e perdoar não está em nós. Ela vem do próprio Jesus Cristo, do que ele fez por nós e nos ofereceu gratuitamente: a sua vida, o perdão.  

Portanto, para que seja possível viver com um coração amoroso e generoso é preciso alimentar a nossa fé e o alimento é o evangelho. Então, leia a Bíblia. Ela é a fonte que proporcionará a você e a mim um coração generoso e amoroso. Quanto mais distantes da leitura da Palavra, mais perto estamos de perder a fé, o amor e a esperança. O mundo vai se desgastando, nossa carne vai nos conduzindo rumo ao egoísmo e o Diabo vai nos tentando para nos afastarmos de Deus. A força que nos leva a Deus é o evangelho. Somente nele temos força para que a fé em nós produza paz e amor. 

Oremos: Fortalece a minha fé, Deus. Dá-me, Senhor, a capacidade de amar o meu inimigo, a não carregar ódio no coração. E que a fé em Cristo me mova a amar mais a cada dia. Amém.