Publicado em: 02 de novembro de 2022
Para quem crê, a vida eterna já começou 

Para: quarta-feira, 2 de novembro de 2022
Texto: João 5.24-29  

“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida.” (Jo 5.24) 

O Evangelho de João é marcado por diálogos entre Jesus e pessoas ou grupos. Jesus não se recusava a receber ninguém. Estava predisposto a ouvir e interagir. Recebeu Nicodemos, um destacado líder judeu, e desse diálogo aprendemos sobre a necessidade de nascer de novo para viver para sempre. Foi assim também que Jesus conversou com uma mulher samaritana no poço de Jacó, e desse diálogo aprendemos que Jesus é a água da vida, que tira a sede que todos temos de ser perdoados e aceitos. Foi assim também que Jesus dialogou com a multidão justiceira e com a mulher flagrada em adultério, encontro do qual saímos convencidos do pecado e aliviados por encontrar em Jesus a misericórdia. E ainda poderíamos mencionar Marta e Maria quando da ressurreição de Lázaro, encontro que confirma a autoridade de Jesus sobre a vida e a morte. 

Jesus sempre esteve disposto a ouvir, mas nem sempre o que disse ou fez foi ouvido ou bem aceito. Todas as suas palavras e ações demonstravam um genuíno interesse em acolher as pessoas, mesmo aquelas que vinham para desafiá-lo e que procuravam fazer o mal a ele.  

Jesus veio com o propósito de se apresentar como caminho certo e seguro, verdade que desfaz falsos temores e crenças, e vida cheia de sentido e sem fim. São muitíssimos seus gestos e palavras de amor registrados na Bíblia. Até o dia em que Jesus vier, temos a oportunidade de prestar atenção e crer no que ele disse e fez por nós. No dia de sua vinda, quando o mundo for julgado por ele, felizes aqueles que tiverem ouvido e crido, aqueles que não o rejeitaram, pois ele mesmo disse: “Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24). 

Oremos: Querido Deus, obrigado por sempre vires ao meu encontro com paciência e amor. Que eu ouça a tua Palavra com fé. Em nome de Jesus. Amém.