Publicado em: 01 de julho de 2023
Para que serve a lei de Deus?

Para: sábado, 01 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 7.7-13

“Assim a lei vem de Deus; e o mandamento também vem de Deus, diz o que é certo e é bom.” (Rm 7.12)

Algumas pessoas pensam que a fé cristã é um conjunto de regras e leis que o ser humano precisa seguir e obedecer para ser aceito e abençoado por Deus. Mas essa é uma visão equivocada da fé cristã e do próprio Deus.

Deus não nos aceita como seus filhos por causa do que somos capazes de cumprir ou realizar. Ele nos aceita como filhos por sua paterna e divina bondade, por sua misericórdia e por seu amor. A Bíblia é muito clara ao explicar que Deus nos aceita gratuitamente, sem mérito ou dignidade da nossa parte. O apóstolo Paulo escreveu: “Pela graça de Deus vocês são salvos. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Ef 2.5, 9). Essa é a boa notícia do evangelho do perdão e da salvação eterna pela fé em Jesus. Isso mesmo: salvação gratuita! Isso não depende de nossas obras ou do cumprimento da lei, mas depende da fé em Jesus e o que ele fez em nosso lugar e em nosso favor, ao dar a sua vida na cruz.

É verdade que na Bíblia encontramos também a lei de Deus e não apenas o evangelho. Mas para que serve, então, a lei de Deus? Paulo também nos ajuda a responder. Ele escreveu, na sua Carta aos Romanos, capítulo 7, versículo 12: “Assim a lei vem de Deus; e o mandamento também vem de Deus, diz o que é certo e é bom”. A lei de Deus nos mostra o que é certo e bom. Ela nos mostra como podemos viver melhor. Mas mostra também o quanto somos pecadores e incapazes de viver em perfeita santidade. Ao apontar os nossos erros, a lei de Deus quer nos levar a confiar unicamente em Jesus, não em nós mesmos, em nossa santidade ou em nossas realizações. Quem crê em Jesus tem a vida eterna, mesmo sem merecer. Isso é graça de Deus.

Oremos: Obrigado, Senhor, pela tua lei que me mostra o que é certo e bom. Quero viver conforme tua lei, mas muitas vezes sou incapaz. Perdoa-me. Obrigado pelo evangelho do perdão e pela salvação gratuita pela fé em Jesus. Amém.