Publicado em: 13 de agosto de 2017
Para parar de resmungar

Para: Domingo, 13 de agosto 2017

Texto: João 6.41-51 – Dia dos Pais

“Todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim.” (Jo 6.45)

“Parem de resmungar contra mim” (Jo 6.43) diz Jesus à multidão. Jesus havia dito que ele é o pão do céu, o alimento para a vida eterna que o Pai enviara. Mas, quando não entendemos algo, quando somos surpreendidos até mesmo pela graça, pela bondade em estado puro, resmungamos. Resmungamos porque achamos que sabemos mais. Resmungamos porque nos achamos racionais demais, inteligentes demais, para acreditar que Deus se torne ser humano, ou até que Deus exista. Resmungamos porque, diante do amor verdadeiro, nos deparamos com nossa corrupção, nosso egoísmo, nosso ciúme de nós mesmos. E, insatisfeitos, resmungamos.

“Parem de resmungar contra mim”, diz Jesus. E então ele nos lembra que essa história não começou há dois mil anos em Belém. Ele diz: “Nos Profetas está escrito: ‘Todos serão ensinados por Deus.’ E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim” (Jo 6.45). O Pai, desde o dia em que o ser humano se afastou dele, começou a agir, para trazê-lo de volta para casa, através de Jesus.

A história do ser humano é a história do resmungar. Falhos, decepcionados conosco mesmos, atormentados pela culpa, acusados pela consciência, resmungamos de Deus, do outro, e até do amor do Pai. Transformamos a família, a paternidade, a criação de filhos em um ringue de luta, reclamando, resmungando, fazendo do lar não uma bênção, mas um fardo.

Mas a história de Deus é a história do Deus amoroso que ouve nosso resmungar e age. Os Profetas ensinavam sobre a vinda de Jesus. Jesus veio e ele é Deus ensinando o povo: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Sendo alimentados por este pão, Jesus, veremos nosso lar alimentado pelo perdão e pelo amor, e o resmungar dará lugar ao riso e à reconciliação.

Oremos: Pai, perdoa-me por resmungar tanto. Abençoa todos os lares e pais neste dia, para que aprendam de ti, na tua Palavra, e cheguem-se a Jesus. Em nome de Jesus. Amém.