Publicado em: 17 de janeiro de 2018
Para o nosso bem e o bem do próximo

Para: Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Texto: 1 Coríntios 12.12-26

“Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis.” (1Co 12.18)

No sábado à tarde era a final do campeonato. Finalmente seria conhecida a equipe campeã. O ginásio estava lotado e a hora se aproximava. No entanto, havia uma grande preocupação em uma das equipes: o goleiro titular e o reserva ainda não estavam presentes. As tentativas para localizar os dois atletas, que estavam vindo no mesmo carro, não estavam dando certo. O celular insistia em dizer “indisponível ou fora de área”. O técnico, bastante nervoso, perguntava aos outros jogadores se alguém poderia atuar no gol, mas a negativa foi geral. “Não tenho dom para ser goleiro”, era o que mais se ouvia.

Na igreja de Corinto havia muitas pessoas e, consequentemente, uma grande variedade de dons. Dom é algo que é dado. Pode parecer óbvio, mas às vezes isso é esquecido. Dons são dados para servir e não para se orgulhar. Pode parecer repetitivo, mas frequentemente algumas pessoas se orgulham invés de agradecer e servir. O apóstolo Paulo fala da importância de cada um no exercício do seu dom. Ele usa o exemplo do corpo humano, com suas diferentes partes, todas trabalhando para o bem do corpo. Se alguém pensa mais em si do que no todo, está jogando contra o seu próprio time.

O Senhor Jesus numa das orações mais bonitas registradas na Escritura diz: “E peço que todos sejam um” (Jo 17.21). Mais do que pedir a nossa unidade no corpo chamado igreja e, consequentemente, na sociedade, Jesus dá a si mesmo como um dom para a nossa salvação eterna. Enquanto não chegamos na eternidade, lembremos que “Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis” (1Co 12.18) para o nosso bem e do nosso próximo.

            Oremos: Deus amado, agradecemos-te pelo dom da fé em Jesus, que nos assegura a vida eterna. Igualmente agradecemos pelo privilégio de servir a ti e ao nosso semelhante com os dons recebidos. Em nome de Jesus. Amém.