Publicado em: 09 de novembro de 2018
Para enfrentar o medo

Para: Sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Êxodo 3.1-15

“Deus respondeu: — Eu estarei com você.” (Êx 3.12)

O medo faz parte da vida do ser humano. Desde que nascemos temos medos que são manifestados das mais diversas formas. Temos medo de ficar sozinhos, medo do escuro, medo de monstros imaginários, medo da morte, medo de altura. Mesmo depois que crescemos mantemos muitos medos, e alguns chegam a virar fobia. O medo em excesso paralisa, impede que prossigamos, nos faz perder experiências na vida.

É comum, no entanto, que fique mais fácil enfrentar nossos medos quando temos alguém conosco. A criança esquece o medo do escuro quando tem seus pais consigo. Quem tem medo de altura, sente-se mais seguro se alguém segura a sua mão. O medo da morte se dissipa quando confiamos na vida eterna conquistada por Jesus para nós.

Moisés estava com medo de enfrentar o rei, e por isso perguntou para Deus: “Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel?”  (Êx 3.11). E Deus, tal qual um pai amoroso, respondeu: “Eu estarei com você” (Êx 3.12). Moisés não poderia ter companhia melhor para enfrentar os seus medos, e sabemos que ele os enfrentou e livrou os israelitas da escravidão imposta pelo Faraó.

Esse mesmo Deus que esteve ao lado de Moisés, também está ao nosso lado diariamente. Ele nos deu seu Filho Jesus para nos salvar e o Espírito Santo para fortalecer a fé e permanecer conosco. Por isso, quando você sentir medo, lembre-se: Deus está com você! Busque a companhia maravilhosa de Deus para enfrentar os seus medos. Com certeza será bem mais fácil vencê-los.

Oremos: Senhor Deus, obrigado pela tua mão protetora em nossa vida diária. Obrigado por nos carregares em teus braços nos momentos em que o medo tenta nos paralisar e nos afastar de teus caminhos. Em nome de Jesus, o nosso Salvador. Amém.