Publicado em: 18 de outubro de 2022
Para a glória de Deus 

Para: terça-feira, 18 de outubro de 2022
Texto: 1Crônicas 28.9-21  

“Você deve compreender que o Senhor o escolheu para construir o seu santo Templo.” (1Cr 28.10) 

Deus “os comprou e pagou o preço”, escreveu Paulo na Primeira Carta aos Coríntios. E o preço foi a vida de Jesus, tudo isso para nos transformar em templos do Espírito Santo. “Portanto”, diz o apóstolo, “usem o seu corpo para a glória de Deus” (1Co 6.20). Esse convite é para todos, tanto no culto a Deus dentro de uma igreja e fora dela, no dia a dia. “Façam tudo para a glória de Deus”, lembra Paulo na mesma carta. O Pai celeste, no entanto, fica muito alegre quando os cristãos se reúnem presencialmente para louvá-lo dentro de uma igreja. Essa é a finalidade das construções dos templos cristãos, majestosos ou humildes. Foi para isso que o Templo de Salomão foi erguido. 

Essa igreja tinha um lugar chamado de Santíssimo. Era o altar, separado por uma cortina onde apenas o principal sacerdote entrava uma vez por ano para os sacrifícios em favor do povo. Em Hebreus, o autor explica o sentido desse lugar proibido e de todas as cerimônias. Diz que tudo apontava para Cristo, “oferecido uma só vez em sacrifício” (Hb 9.28). Os Evangelhos narram que, quando Jesus morreu na cruz, a cortina do Templo se rasgou e o Santíssimo tornou-se acessível para todos. Um sinal de que nada mais poderia nos separar do amor de Deus.  

Hoje construímos templos com a mesma finalidade. E, se existem despesas financeiras para essas construções, sempre lembramos que Deus pagou um preço incomparável para transformar a nossa vida num santuário.   

Dessa forma, tudo o que fazemos é um testemunho para a glória de Deus, assim como as nossas igrejas, erguidas no meio de outras construções. As palavras de Davi ao seu filho Salomão, portanto, são para nós: “O Senhor o escolheu para construir o seu santo Templo” (1Cr 28.10). 

Oremos: Agradeço-te de todo o meu coração, Pai celeste, porque moras em mim, e o meu corpo é o teu templo. Através de Jesus quero sempre te glorificar. Amém.