Publicado em: 08 de fevereiro de 2022
Palavras podem matar

Para: terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
Texto: Mateus 5.21-26

“Quem disser ao seu irmão: ‘Você não vale nada’ será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.” (Mt 5.22)

“Não matarás” é um dos dez mandamentos da lei de Deus e expressa o cuidado de Deus pela vida. Nesse mandamento aprendemos que devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudá-lo e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.

Se você não cometeu um assassinato, talvez imagine que esse mandamento nunca tenha sido quebrado por você. Jesus, porém, ao interpretá-lo, mostra que existem outras maneiras de matar nosso semelhante: “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não mate. Quem matar será julgado.’ Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: ‘Você não vale nada’ será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno” (Mt 22).-5.21

O ódio é um sentimento avassalador que se alimenta do desejo de que nosso desafeto seja destruído e é base para muitos tipos de mortes, não apenas a física. Mesmo que fique no anonimato e nunca venha a ser consumado, Deus, que tudo vê, considera esse pecado igualmente grave. “O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto use bem as suas palavras e você será recompensado” (Pv 18.21), diz o provérbio bíblico. As nossas palavras são como uma espada afiada que pode ferir ou honrar, destruir ou edificar, dependendo de como as utilizamos.

Muitas palavras mentirosas foram lançadas contra Jesus. Mesmo assim, ele intercedeu ao Pai: “Perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34). O seu perdão se aplica a nós também, possibilitando usarmos a nossa boca para edificar a vida do próximo e louvar o santo nome de Deus.

Oremos: Abre, Senhor, os meus lábios e a minha boca manifestará o teu louvor. Amém.