Publicado em: 22 de junho de 2022
Palavras difíceis 

Para: quarta-feira, 22 de junho de 2022
Texto: Mateus 10.34-39  

Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer a paz, mas a espada.” (Mt 10.34) 

Há muitas pessoas consideradas sábias neste mundo e, quando ouvimos alguém que é reconhecido como sábio, é natural que esperemos uma mensagem de paz e tranquilidade, que seja motivadora e que faça com que nos sintamos bem. Mas ter sabedoria também é mostrar as coisas como elas são e não esconder a verdade só para agradar a alguém. 

As palavras de Jesus que nos chegam hoje são difíceis: “Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer a paz, mas a espada” (Mt 10.34). Mas elas partem do coração de alguém que não veio para nos iludir com falsas promessas, que quer preparar aqueles a quem ama para os momentos difíceis e não somente para os alegres. 

Jesus também disse: “A minha paz eu lhes dou” e “venham a mim todos vocês que estão cansados”. O alvo final de todo o seu sacrifício na cruz é que tenhamos paz. A sua vitória sobre a morte, quando ressuscitou, nos garante a certeza de alegria no fim. Essa certeza já traz paz ao nosso coração, mas o caminho até lá pode ser longo e, neste mundo, haverá aflições. 

É com amor que Cristo nos avisa e nos prepara para sofrimentos e dificuldades. Ele quer estar ao nosso lado durante os desafios deste mundo, mesmo que outros possam nos abandonar. Você e eu não precisamos fugir do que é difícil, mas podemos enfrentar todas as situações com a força que ele nos dá. Os discípulos de Jesus de todas as épocas aprenderam isso, e hoje estão na glória eterna, onde também nós estaremos um dia. Lá, não haverá mais sofrimento, nem dor, nem lágrimas, apenas a paz com Deus. 

Oremos: Bom Jesus, obrigado por teres enfrentado todas as dificuldades que foram necessárias para me salvar. Ajuda-me enquanto enfrento as dores e sofrimentos deste mundo, para que, ao final, eu possa estar contigo e com todos os nossos vitoriosos irmãos. Por teu amor. Amém.