Publicado em: 21 de janeiro de 2021
Palavra que dá vida 

Para: quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
Texto: Salmo 19.7-14 

A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. (Sl 19.7)

“Palavras engravidam!”, escreveu o professor e teólogo Rubem Alves em uma carta endereçada ao jornalista Roberto Marinho, falando da responsabilidade de comunicar ao povo brasileiro mantendo um canal de televisão. Não há dúvidas de que uma palavra proferida pode dar ânimo, incentivo e inspirar as pessoas. E também pode ferir e matar emocionalmente. Se isso é possível para palavras proferidas por seres humanos, o que se poderá dizer da Palavra de Deus? 

O Salmo 19 é tão significativo que uma tradição rabínica o coloca como o Salmo do Dia para a Festa das Primícias, ou Pentecostes, celebrando a apresentação da Lei de Deus a Moisés no monte Sinai. Ele mostra que a compreensão de Deus obtida pelo estudo da Palavra, a Lei de Deus, supera a percepção ganha por meio da observação da criação de Deus. E mais, a Palavra é um guia de ensino incomparável. 

“A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples” (Sl 19.7). Essa conclusão do salmista nos mostra o quanto a Palavra faz na vida de quem a lê diariamente. Ela é perfeita, ou seja, indica uma vida correta. E ela dá novas forças, ou seja, dá energia, motiva, produz ação na vida dos cristãos. O próprio Jesus Cristo, o Salvador, que deu a vida para termos paz com Deus por meio do perdão dos pecados, é chamado de a Palavra que se tornou um ser humano e morou entre nós. 

O ano apenas iniciou. Dá tempo de você começar um plano de leitura bíblica e caminhar lado a lado com Deus e sua Palavra. Faça isso e colha os frutos dessa experiência maravilhosa, que dá vida! 

Oremos: Senhor Deus, que enviaste teu filho Jesus, a Palavra que se fez carne, para viver entre nós e nos salvar, motiva-nos, pelo teu Espírito Santo, a consagrarmos nossa vida a ti e a meditarmos diária e sistematicamente na tua Palavra. Amém.