Publicado em: 23 de fevereiro de 2022
Paciência 

Para: quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
Texto: 2Pedro 3.8-16  

“Lembrem que a paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para vocês serem salvos.” (2Pe 3.15) 

Você se considera uma pessoa paciente? Você encara uma fila com tranquilidade e aproveita para conhecer as pessoas ao seu lado? Ou, dependendo do tamanho da fila, você dá meia-volta e decide voltar em outro horário? Como você reage em um engarrafamento? Liga o rádio ou reclama? 

A verdade é que há coisas que precisam de mais tempo. Se você resolver assar uma costela no espeto, não espere que ela fique pronta em trinta minutos. É preciso aguardar o tempo passar. Mas vale a pena! A costela, assada com tempo e paciência, fica macia e saborosa.  

Os cristãos da igreja primitiva tinham a expectativa de que a volta de Jesus aconteceria ainda na sua geração, mas os anos foram passando e muitos começaram a questionar se Jesus voltaria. Por isso, Pedro escreveu: “Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados” (2Pe 3.8-9). 

Não é que Jesus esteja demorando para voltar. Ele está proporcionando tempo para que as pessoas sejam alcançadas com a mensagem da salvação. Este é o chamado “tempo da graça”, ou seja, tempo da oportunidade, de salvação, tempo para que nos arrependamos dos pecados e nos apeguemos ao que Jesus fez por nós.  

Pedro ainda escreveu: “Lembrem que a paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para vocês serem salvos” (2Pe 3.15). Que bom que Deus é paciente e nos tem dado todo este tempo como oportunidade para sermos salvos! 

Oremos: Deus Pai, obrigado por seres tão paciente conosco. Que teu Espírito Santo nos preserve na fé para não perdermos a oportunidade que estás concedendo para sermos salvos. Amém.