Publicado em: 05 de abril de 2022
Ouvir ou escutar? 

Para: terça-feira, 5 de abril de 2022
Texto: Isaías 48.1-11  

“Povo de Israel, escute! Escutem, descendentes de Judá! Vocês juram pelo nome do Senhor e dizem que adoram ao Deus de Israel, mas nisso não são honestos nem sinceros.” (Is 48.1) 

 Se fizéssemos uma enquete, talvez muitas pessoas entenderiam como semelhantes as palavras ouvir e escutar. Contudo, o ato de ouvir remete ao sentido da audição, ou seja, é aquilo que o ouvido capta. Trata-se de uma capacidade biológica. Já o verbo escutar tem relação com o ato de ouvir com atenção. Desse modo, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, compreender e processar a informação internamente e, a partir daí, efetuar relações e juízo de valor.  

A parte inicial do capítulo 48 do livro do profeta Isaías traz uma série de advertências quanto à hipocrisia e à traição dos descendentes de Judá, povo escolhido de Deus: “Povo de Israel, escute! Escutem, descendentes de Judá! Vocês juram pelo nome do Senhor e dizem que adoram ao Deus de Israel, mas nisso não são honestos nem sinceros” (Is 48.1). As suas ações eram contrárias às orientações do profeta Isaías e de Deus. Eles não escutavam as advertências do Senhor Deus quanto às suas práticas erradas e quanto ao seu destino trágico. E não escutar a Deus, infelizmente, teve consequências: o povo foi levado cativo para a Babilônia no ano de 597 a.C. A cidade de Jerusalém e o Templo foram destruídos.  

Deus continua a falar ainda hoje. As suas promessas o precedem e o acompanham. Inclusive acerca do próprio Filho Jesus quando afirmou: “Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz” (Mc 9.7). Estejamos prontos a ouvir a sua Palavra e que esse escutar transforme corações e mentes para a nossa salvação eterna. Sigamos nessa certeza hoje e sempre. 

Oremos: Amado Pai celestial, somos gratos por continuamente proclamares a tua palavra em nosso meio. Que estejamos prontos a ouvir-te a fim de que a tua palavra nos sirva para instrução, correção, admoestação na justiça e esperança. Em Cristo Jesus. Amém.