Publicado em: 30 de abril de 2023
Ouvindo o bom pastor

Para: domingo, 30 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: João 10.1-6

“Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele.” (Jo 10.4)

A comparação entre os seguidores de Jesus e as ovelhas é constante na Bíblia. Textos bíblicos como o Salmo 23 e a parábola da ovelha perdida descrevem o ser humano como sendo uma ovelha. Isso acontece porque o comportamento de ambos, em muitos momentos, é parecido. A ovelha é um animal frágil. O ser humano também é. Os cordeiros têm uma tendência a serem teimosos. Da mesma forma o ser humano tende à teimosia. E, por isso, ambos precisam ser constantemente cuidados.

Este é o cenário descrito por Jesus no evangelho de João, capítulo 10. Jesus revela o cuidado que tem com cada uma das ovelhas do seu aprisco, pois sem o bom pastor, todos os seres humanos vivem à mercê da sua fragilidade. Nós não podemos e nem queremos afugentar os bandidos e ladrões que tentam constantemente destruir a nossa vida. Queremos, de forma teimosa e arrogante, viver a nossa vida, independentes do querer de Deus, e por isso necessitamos daquela voz que guia as ovelhas perdidas em meio ao deserto.

O cuidado pastoral de Deus para com cada pessoa é fantástico. “Ele vai ao encontro da ovelha perdida, não poupa esforços para encontrá-la e dar-lhe a segurança de viver protegida e cuidada pelo pastor Jesus. Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele” (Jo 10.4). Mesmo em meio à teimosia, à arrogância e aos perigos que todos insistimos em passar, Deus quer cuidar de nós, quer nos salvar, para regenerar e para dar descanso no aprisco seguro. A proteção dele estende-se sobre todos, não só na condução aqui, no vale da sombra da morte que é esta vida, mas também, e principalmente, para a eternidade. Por isso todos os dias queremos ouvir o bom pastor, e seguir a sua voz, até chegarmos ao lar.

Oremos: Obrigado, Senhor, por teu cuidado intenso e maravilhoso. Continua ao meu lado dando-me o descanso na Terra e a certeza da vida na eternidade do céu. Amém.