Publicado em: 01 de fevereiro de 2021
Ouvidos abertos 

Para: segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
Texto: Salmo 138.1-3 

“Quando eu te chamei, tu me respondeste.” (Sl 138.3) 

Atenção é coisa cada vez mais rara em nossos dias. A esposa fala com o marido e ele não presta atenção. O pai fala ao filho adolescente e nota que eles habitam mundos diferentes. O filho fala com palavras e gestos e os pais não percebem. 

Agenda lotada, agitação, pressa, falta de foco – está tudo interconectado. E a combinação desses elementos constantemente ameaça nosso equilíbrio, pondo em risco nossa saúde, nossos relacionamentos, nossa produtividade, nossa vida, enfim. 

Nos picos de estresse – rodeados de preocupações, frustrações e ansiedade por não termos feito tudo o que deveríamos ou havíamos planejado – pedimos a alguém um pouco de atenção, mas estão todos superocupados com as suas próprias agendas e problemas. 

No Salmo 138, Davi fala de alguém que está sempre disposto a nos dar atenção. Davi escreveu: Ó Senhor Deus, quando eu te chamei, tu me respondeste (Sl 138.1, 3). Deus nos ouve e nos responde a seu tempo com aquilo que é o melhor para nós. 

Deus gosta tanto de nos ouvir que enviou seu Filho Jesus Cristo ao nosso mundo. Jesus deu atenção a todos: homens e mulheres, jovens e idosos, pobres e ricos, conterrâneos e estrangeiros, elites e marginalizados. E ao conhecer profundamente as nossas dificuldades e nossos medos, Jesus tomou para si uma tarefa que nunca poderíamos cumprir: perdoar os nossos pecados e nos libertar da morte eterna. Para isso, com foco e dedicação, Jesus tomou a nossa cruz e morreu e ressuscitou em nosso lugar. 

Atenção é coisa rara hoje. Mas Deus está sempre de ouvidos bem abertos para nós. Quando o chamamos, ele nos responde. 

Oremos: Querido Deus, obrigado porque os teus ouvidos estão sempre abertos para mim. Que o meu coração também esteja sempre aberto para ti. Em nome de Jesus. Amém.