Publicado em: 21 de janeiro de 2018
Os que sempre cuidam

Para:  Domingo, 21 de janeiro de 2018

Texto: Lucas 4.16-30

“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres.” (Lc 4.18)

Certa vez alguém disse que no mundo existem quatro tipos de pessoas: as pessoas que já cuidaram de alguém, as pessoas que sempre cuidam de alguém, as pessoas que algum dia cuidarão de alguém e, por fim, as pessoas que precisarão dos cuidados de alguém.

Jesus entrou numa sinagoga em Nazaré. Quando deram a ele o livro do profeta Isaías para ler, Jesus leu o texto que fala da sua grande missão de levar boas notícias para as pessoas. Os presentes na sinagoga “olhavam para Jesus sem desviar os olhos” (Lc 4.20) e o versículo 22 do capítulo 4 do evangelho de Lucas, relata que “todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar”.

Provavelmente as pessoas que lá estavam gostaram do sermão, da mensagem, de Jesus porque, a princípio, ele diz algo bonito, lembrando que ele foi escolhido para levar as boas notícias aos sofredores do seu tempo e de todos os tempos.

Sabe… Até que é bom escutar um sermão assim. Jesus fala do que ele veio fazer no mundo: “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias” (Lc 4.18). Mas essas palavras não são um desafio apenas para o Senhor. Preocupar-se com os pobres, os presos, os cegos físicos e espirituais e os oprimidos é um desafio para todos os seus seguidores.

No mundo existem pelo menos quatro tipos de pessoas! Que inspirados no Deus das viúvas, leprosos e sofredores de todos os tempos, e movidos pelo seu Santo Espírito, sejamos pessoas que, vencendo a tentação do comodismo, participemos do time dos que sempre cuidam de alguém.

Oremos: Ó Deus, a tua palavra está repleta de exemplos de que, servindo aos outros servimos a ti, e que isso não é perda de tempo. Dá-nos o teu Espírito Santo para que esse servir se torne realidade em nossas vidas, em resposta ao teu amor que nos inspira e motiva. Em nome de Jesus. Amém.