Publicado em: 27 de dezembro de 2020
Os nossos olhos ainda verão o Salvador 

Para: domingo, 27 de dezembro de 2020
Texto: Lucas 2.22-40 

“Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação. (Lc 2.30)

Um dos momentos mais emocionantes do nascimento de um filho é quando o vemos pela primeira vez, quando acontece a primeira troca de olhares entre pais e filhos. Em meio a resmungos e choros está o olhar carregado de amor e proteção que acontecerá por toda a vida. 

Ainda sob os ares do Natal, a Palavra de Deus registra uma emocionante troca de olhares, não exatamente entre pais e filhos, mas entre o menino Jesus e um homem chamado Simeão. Simeão era cheio do Espírito Santo e aguardava ansiosamente pela salvação de Deus. E, quando o pequeno Salvador foi levado ao Templo em Jerusalém, Simeão não teve dúvidas sobre quem era aquela criança de colo. Com Jesus em seus braços e cheio de emoção, Simeão disse: “Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação” (Lc 2.30). Com o Filho de Deus em seus braços, Simeão se emocionou ao ter diante de seus olhos o enviado do Senhor para a redenção da humanidade. 

Passados os festejos do Natal, somos convidados a nos juntarmos a Simeão e a confessarmos que os nossos olhos viram a salvação que há no nome de Jesus. Não chegamos a ter o menino em nossos braços, como aconteceu com Simeão, mas temos sua Palavra poderosa em nosso coração. E é nela, na Palavra de Deus, que conhecemos esse amor profundo de Deus, que ama o pecador a ponto de sacrificar seu próprio Filho na cruz, ressuscitando-o no terceiro dia e garantindo por meio dele salvação e vida plena. 

Se Simeão aguardava ansiosamente para ver o Salvador, nós também aguardamos o dia em que veremos Jesus face a face. Naquele dia, ele enxugará de nossos olhos todas as lágrimas e afastará de nós todas as aflições e sofrimentos que hoje nos machucam. 

Oremos: Senhor, aumenta a nossa fé. Ajuda-nos a manter o olhar firme na tua Palavra. Por Jesus. Amém.