Publicado em: 26 de dezembro de 2021
Os Herodes passam, Jesus permanece 

Para: domingo, 26 de dezembro de 2021
Texto: Mateus 2.13-23 

“Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José, no Egito, e disse: — Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que queriam matar o menino já morreram.” (Mt 2.19-20)

Não demorou muito para as forças do mal tentarem se livrar do menino-Deus nascido em Belém. O rei Herodes personificou tais forças malignas. O seu caráter egoísta e ameaçador originou até mesmo um dito popular em seus dias: “Perto de Herodes, perto da morte”. Ao pressentir o menor risco de perder o trono, Herodes não hesitava em eliminar seus potenciais concorrentes. Para manter-se no poder, matou dois de seus filhos e uma esposa, além de amigos chegados. 

Na tentativa de eliminar o recém-nascido Rei que os sábios do Oriente vieram adorar, Herodes ceifou também a vida de muitos meninos indefesos nascidos em Belém. E nisso se nota a pequenez de Herodes: o rei pretensamente forte sentiu-se ameaçado por um bebê. Mas a divina providência, driblando a astúcia de Herodes, já havia advertido José e Maria a fugirem com o seu filhinho para o Egito, de onde, “depois que Herodes morreu” (Mt 2.19), Deus chamou o seu Filho. 

Herodes quis ser Deus. Mas bem ao contrário de Herodes, o verdadeiro Deus dignou-se a vir ao mundo como menino, morar entre nós, conhecer de perto os nossos dramas, perseguições e angústias, e acudir-nos em nossas dificuldades. 

É na aparente fragilidade e humildade de Jesus que residem a graça, a sabedoria e a misericórdia com as quais Deus vence o pecado, a arrogância e a crueldade humana. Os Herodes podem querer assumir o lugar de Deus, mas eles passam e o Deus fiel permanece. Os Herodes podem ameaçar, mas é Jesus quem tem a última palavra: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16.33). Confiar em Jesus, e com ele caminhar, é estar perto de Deus e da vida. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por teres vindo ao mundo para me salvar. Dá-me um coração sempre humilde e cheio de fé. Em nome de Jesus. Amém.