Publicado em: 30 de junho de 2018
Os frutos do Espírito Santo

Para: Sábado, 30 de junho de 2018

Leia em sua Bíblia: Gálatas 5.16-25

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” (Gl 5.22-23)

Em certa ocasião um excelente fruticultor foi até o proprietário de vastas terras e lhe propôs torná-las muito produtivas. O dono da terra lhe disse: “De nada adianta tentar produzir neste campo, pois a terra é estéril e não produz nada”. O fruticultor continuou: “Como especialista sei bem o que precisa ser feito para tornar seu campo produtivo. Só preciso que este campo esteja completamente sob meus cuidados, submetido às técnicas e determinações adequadas”. Nas mãos certas, em pouco tempo toda aquela terra produziu muitos bons frutos de acordo com as diferentes estações do ano.

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei” (Gl 5.22-23), afirmou o apóstolo Paulo. Devidamente cultivadas e regadas, a terra e as árvores rendem muitos frutos saborosos e com qualidade. Assim é a vida da pessoa dirigida pelo Espírito de Deus: rende frutos. Os frutos são tão somente uma consequência natural do cuidado com a terra e a árvore.

Jesus já havia dito que “toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins” (Mt 7.17). E Cristo arremata: “Pelos seus frutos vocês os conhecerão” (Mt 7.16).

As pessoas que são guiadas pelo Espírito de Deus expressam as virtudes cristãs. Tais qualidades são a colheita resultante do poder de Deus e são bem diferentes dos resultados que a natureza humana produz. A pessoa que crê em Jesus Cristo, o Salvador, é guiada pelo Espírito Santo, o especialista, que proporciona uma vida frutífera de testemunho e crescimento na fé cristã. E contra essas coisas não existe lei.

Oremos: Senhor, torna-me uma árvore boa que produza muitos frutos. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Por Jesus Cristo. Amém.