Publicado em: 05 de fevereiro de 2023
Os discípulos dão sabor ao mundo

Para: Domingo, 05 de fevereiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 5.13-20

“Vocês são o sal para a humanidade.” (Mt 5.13)

Comer é muito mais do que um ato de sobrevivência, mas é um ato de vivência. Comer é uma experiência. Mas a comida fica muito mais saborosa com sal. A principal qualidade do sal é realçar aquilo que o alimento tem de melhor: o seu sabor.

No evangelho de Mateus Jesus compara os seus discípulos com o sal: “Vocês são o sal para a humanidade” (Mt 5.13). O sal era utilizado para conservar alimentos. Mas Jesus destaca esta maravilhosa qualidade do sal: dar sabor.

Muitas pessoas dizem que a vida anda sem sabor. Nascemos, crescemos, trabalhamos e acabamos vendo a vida sem sentido. Temos muitas coisas, e ao mesmo tempo, não possuímos nada. Apenas sobrevivemos. E os sofrimentos fazem com que a vida tenha um gosto amargo.

É por isso que Jesus nos lembra de que somos o sal da terra. Ou seja, seus discípulos dão gosto ao mundo. Jesus diz que os discípulos e discípulas são o sal da terra. Jesus não diz que precisam se tornar sal. Isso quer dizer que o sabor no mundo é uma característica dos seus filhos e filhas. Essa característica aparece em nossa vida quando nos configuramos a Cristo. Isso acontece quando a sua Palavra, que dá sabor, dá sentido, torna-se um princípio em nossa vida, em nossa comunidade. E isso acontece quando as atitudes de Jesus, em relação às pessoas, tornam-se também nossas atitudes.

Assim como o sal que se dilui e torna agradável o sabor dos alimentos, os cristãos, os filhos e filhas da graça, por causa do seu batismo, diluem-se, misturam-se e dão gosto ao mundo. Da mesma forma que Cristo se misturou com os pecadores dando, de graça, o gosto maravilhoso da salvação!

Como é boa uma vida com sabor! Essa vida Jesus já nos deu. Aproveite para saborear e temperar.

Oremos: Senhor, obrigado pelo maravilhoso sabor da tua graça em minha vida. Ajuda-me a dar sabor a este mundo amado por ti. Em nome de Jesus. Amém.