Publicado em: 14 de março de 2020
Orgulho ruim e orgulho bom 

Para: sábado, 14 de março de 2020
Texto: 1Coríntios 1.26-31 

“Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz. (1Co 1.31) 

Às vezes as pessoas se orgulham do que são ou fazem. Porém, o orgulho é pecado. O problema é que ninguém escapa de ser orgulhoso. O nosso orgulho compete com o orgulho das outras pessoas. Com exceções, queremos ser e possuir mais do que os outros, ter mais destaque e ser mais reconhecidos. O orgulho ainda se manifesta quando pensamos que somos bons ou melhores diante das pessoas e de Deus. O orgulho é motivo de inimizades entre nações e famílias e é, segundo Deus, o que “leva a pessoa à destruição” (Pv 16.18).  

Contudo, o apóstolo Paulo fala do orgulho recomendado por Deus: “Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz” (1Co 1.31). Ele pede aos cristãos de Corinto que olhem para si e considerem se eles são sábios. A resposta provável foi de que eles não eram nem poderosos e nem importantes. Mesmo assim, Deus os chamou à união com Jesus. Assim, ele sugere que se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe no que o Senhor Deus fez por eles. Esse é o orgulho bom. É aquele que nos faz esquecer de nós mesmos e lembrarmos do doador das bênçãos e do que o Senhor Deus faz em nossa vida. Deus diz que ele é contra os orgulhosos, mas “bondoso com os humildes” (Tg 4.6). 

A humildade começa quando reconhecemos nosso orgulho, diante das pessoas e de Deus. Unidos com Jesus, poderemos expressar o orgulho bom e, admirados, reconhecer que, apesar de pecadores, Deus nos chamou à união com o seu Filho Jesus. Com ele, olharemos para que o Senhor Deus faz em nossa vida. Os benefícios de se orgulhar no que o Senhor faz resultarão numa relação de confiança com Jesus e de respeito para com o próximo.   

Oremos: Deus, perdoa-me pelo meu orgulho. Ajuda-me a viver a verdadeira humildade, orgulhando-me do que tu fazes na minha vida, dandome perdão, vida e salvação. Em nome de Jesus. Amém.