Publicado em: 18 de novembro de 2020
Orem guiados pelo Espírito Santo 

Para: quarta-feira, 18 de novembro de 2020
Texto: Judas 20-25  

Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo.” (Jd 20)

A Palavra de Deus nos orienta a orarmos sempre. Jesus “cheio do Espírito” e “guiado pelo Espírito” (Lc 4.1) “ia para lugares desertos e orava” (Lc 5.16). Para Jesus, a oração nunca foi um elemento secundário, nem sem importância ou desnecessário. Em todos os lugares, no deserto ou no Monte das Oliveiras, em todas as situações de angústia, de sofrimento ou de fortalecimento, Jesus ensinava os seus discípulos a orar por meio do seu exemplo.   

Será que uma vida de oração também é importante para nós? Judas nos ajuda a responder essa pergunta: “Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo” (Jd 20). Orar guiados pelo Espírito Santo é reconhecer que não estamos imunes aos ataques do Diabo, que vamos vivenciar momentos de sofrimento e enfrentar o mal. Orar guiados pelo Espírito é reconhecer que somos totalmente dependentes de Cristo como nosso Salvador e que precisamos que o Espírito de Deus ilumine os nossos passos para que, mesmo em meio a tentações, possamos crescer e permanecer firmes na fé. Além disso, esse é um pedido que Deus deixou em sua Palavra: “Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus” (Ef 6.18).  

Orar guiados pelo Espírito Santo é reconhecer que fomos criados por Deus e resgatados da morte eterna para o Reino de Deus quando Jesus Cristo morreu por nós na cruz. Nessa nova vida, alimentados pela oração, pela comunhão e pela presença de Deus, crescemos na fé e na confiança no Salvador Jesus. Assim, continuaremos sentindo o amor e a misericórdia de Deus enquanto aguardamos a vida eterna. 

Oremos: Querido Senhor, enquanto aguardo a promessa da vida eterna, coloca em meu coração o desejo de falar contigo em oração, de estar alimentado de tua Palavra e de crescer na fé e confiança em ti. Em Cristo Jesus. Amém.