Publicado em: 01 de dezembro de 2020
Orar por gratidão 

Para: terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Texto: Filipenses 1.2-8 

E, todas as vezes que oro em favor de vocês, oro com alegria. (Fp 1.4)

Imagine a situação do apóstolo Paulo: preso em Roma, acusado de subverter a religião oficial do império, de “estar revolucionando o mundo” com a pregação do Cristo crucificado e da ressurreição, como narra o livro de Atos no capítulo 17. Paulo não sabia qual seria o resultado do seu processo. E lá, bem distante, está a comunidade que ele fundou na cidade de Filipos, sozinha, sem a sua presença pessoal. A carta é, então, a oportunidade que ele tem para dizer o essencial, para deixar talvez a sua última palavra àqueles seus filhos na fé. 

O que Paulo disse surpreende: “Sempre que penso em vocês, eu agradeço ao meu Deus. E, todas as vezes que oro em favor de vocês, oro com alegria por causa da maneira como vocês me ajudaram no trabalho de anunciar o evangelho, desde o primeiro dia até hoje” (Fp 1.3-5). Ele ora e agradece a Deus ao lembrar dos momentos bons que passou naquela comunidade cristã. A sua oração revela grande alegria. Ele reafirma o princípio orientador mais importante, a alma e o coração da fé cristã: gratidão pelo amor recebido de Deus em Cristo! Toda oração cristã, aliás, nasce desse mesmo princípio. O simples pensar no amor de Deus já é motivo para agradecer porque é impossível que não se tenha um sentimento de profunda gratidão, alegria e amor pela fonte de onde surgimos e que nos garante para onde vamos. É impossível não ser grato à única fonte que nos permite responder “sim” à pergunta fundamental da vida humana: “Ei, há um final feliz aí pra mim? 

Para Paulo, a vida é graça pura, pois ele aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. Que essa gratidão e alegria também estejam no centro da nossa fé e no meio da nossa vida de oração!

Oremos: Senhor, nosso Deus, ajuda-nos a renovar a nossa gratidão pelo teu grande amor por nós. Que nada nos impeça de sermos agradecidos e a orarmos com alegria pelo mundo e por tua igreja. Em nome do Salvador Jesus. Amém.