Publicado em: 05 de janeiro de 2023
Oração por boa liderança

Para: quinta-feira, 05 de janeiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 72.1-11

“Todos os reis se curvarão diante dele, e todas as nações lhe obedecerão.” (Sl 72.11)

O Salmo 72 é um dos salmos messiânicos, isto é, contem expressões referentes à pessoa e obra de Cristo. Salomão, que viveu cerca de mil anos antes de Cristo, nos traz uma apresentação clara de um Messias que se compadece dos pobres e necessitados, que age com justiça e honestidade e que abençoa aos que lhe obedecem. Ao fazer este paralelo entre a figura do rei com a figura do Messias, Salomão afirma no versículo 11: “Todos os reis se curvarão diante dele, e todas as nações lhe obedecerão”.

Os salmos messiânicos, portanto, não só têm em vista as virtudes do rei de Israel em Jerusalém, como também veem as glórias do Rei Divino de Israel. Estes salmos exaltam o Cristo e se tornam profecias sobre o Filho de Deus e do seu reino vindouro.

O Salmo 72 ultrapassa o reinado humano e se refere também ao reinado messiânico. Porém, no primeiro momento, é a um governo humano que o salmista está se referindo. Ele inicia fazendo uma importante exortação de que devemos orar pelos nossos governantes. A partir daí, ele lança os critérios divinos para o governo. Um governo bom e sábio, que pratica a justiça e a honestidade, que acode os necessitados e esmaga os opressores, e que promove a paz, certamente será louvado e reconhecido, e todos sairão beneficiados.

Deus também perpetuou este Salmo para que homens e mulheres comprometidos com o evangelho de Jesus moldem a sua vida e a sua liderança na justiça e retidão, procedentes do Salvador. Pessoas que pautam sua liderança na justiça e retidão serão uma grande bênção para a Igreja, para o Brasil e para o mundo. Oremos para que em todos os segmentos da vida surjam lideranças comprometidas com a ética cristã.

Oremos: Ó Deus, perdoa-nos por nos espelharmos nos exemplos errados e nos acostumarmos com a injustiça. Obrigado por nos enviares Jesus para nos perdoar de todos os pecados. Amém.