Publicado em: 19 de janeiro de 2021
Oração, a primeira ação das ações  

Para: terça-feira, 19 de janeiro de 2021
Texto: Neemias 1.4-11 

Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Os meus antepassados e eu temos pecado. (Ne 1.6) 

A nossa vida é farta de dor e sofrimento. Quantas vezes nos sentimos desanimados para trabalhar? Nós nos lamentamos mesmo sem termos fome. Perdemos a vontade de fazer qualquer tarefa. 

O povo de Israel havia voltado do cativeiro na Babilônia. Diante deles havia escombros sobre escombros. Jerusalém, a cidade santa, e o Templo, nada mais eram do que um montão de pedras. Diante desse cenário, o povo tinha a tarefa de reconstruir tudo. As pessoas não sabiam o que fazer, estavam desoladas e desanimadas. Neemias, então, relatouDurante alguns dias, eu fiquei chorando e não comi nada. E fiz a Deus esta oração” (Ne 1.4). 

A mensagem principal do livro de Neemias é sobre oração e ação. Cada ação de Neemias era precedida por uma oração e por sua fidelidade a Deus. Neemias sabia que a oração é a primeira ação para as demais ações do dia. Por isso, ele juntou as mãos, dobrou os joelhos, e disse“Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço dia e noite em favor dos teus servos, o povo de Israel. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Os meus antepassados e eu temos pecado” (Ne 1.6). 

Nós, muitas vezes, estamos desolados. A nossa vida em casa, no trabalho, ou na escola pode estar desmoronando. Mas em nossos problemas e necessidades, pequenos ou grandes, somos estimulados por Deus a orar. 

Ainda estamos no início de um novo ano e a lição de Neemias nos encoraja, a cada manhã, a fazermos da oração a primeira ação das ações. De janeiro a dezembro, podemos orar as palavras de Neemias: Ouve agora a minha oração e as orações de todos os outros teus servos que têm prazer em te adorar (Ne 1.11). O Senhor que ajudou os cansados e desanimados na época de Neemias, e que nos dá vida por meio de Jesus, também nos ajudará.  

Oremos: Senhor, ensina-nos a confiar em ti também na dor. Levamos a ti todas as nossas queixas. Tem compaixão de nós. Por Jesus. Amém.