Publicado em: 17 de junho de 2017
Operando pelo instrumento da fé

Para: Sábado, 17 de junho de 2017

Texto: 2 Coríntios 5.6-10

“Vivemos pela fé e não pelo que vemos.” (2Co 5.7)

De vez em quando ouvimos que um aeroporto está operando por instrumentos. O que seria isso? Na prática, é o seguinte: o piloto não consegue enxergar, mas o avião pousa mesmo assim, com ajuda de aparelhos.

Isso lembra a fé, num sentido religioso. Em 2 Coríntios 5.7, o apóstolo Paulo escreve: “Vivemos pela fé e não pelo que vemos”. Seria mais ou menos como pilotar o avião da vida usando o instrumento da fé: não se consegue enxergar, mas nem por isso deixamos de chegar ao destino.

Paulo afirma, com certa tristeza, que “enquanto vivemos neste corpo, estamos longe do lar do Senhor”. Diz também que “todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele”. Ele fala de coisas futuras com uma certeza impressionante. Como ele sabe isso? Pela fé.

Mas o que é essa fé? Para alguns, a fé é uma capacidade que se tem de nascença, mais ou menos como aquela sensação de que tudo vai dar certo. Para outros, a fé é um poder que a pessoa teria de se conectar com Deus e mudar uma situação difícil. Tem gente que até fala sobre uma “fé realizante”.

Na verdade, a fé ou confiança é, antes de tudo, um presente de Deus. É um instrumento que a pessoa não tinha, mas que Deus implantou em quem foi batizado. Lutero deu a seguinte definição: “Fé é uma confiança muito viva, inabalável na graça de Deus, tão certa de si que ela não se importaria de morrer mil vezes”. Essa fé que Deus implanta na pessoa cristã permite que ela enxergue onde não se consegue ver nada com os olhos naturais. Mais ainda: a fé enxerga onde só se vê o contrário. Quer um exemplo? Olhe a cruz de Cristo! Ali a gente vê a mais profunda humilhação humana, mas quem opera por instrumentos, o instrumento da fé, enxerga ali a mais gloriosa revelação de Deus. Uma cena de condenação é um cenário de salvação.

Oremos: Senhor Deus, obrigado pelo dom da fé. Ajuda-me a ver a vida e aquilo que tu fazes através do olhar da fé. Em nome de Jesus. Amém.