Publicado em: 25 de outubro de 2020
Onde está a solução?

Para: domingo, 25 de outubro de 2020
Texto: Marcos 10.46-52  

Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: — Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! (Mc 10.47)

Saber onde encontrar a solução é fundamental quando estamos diante de um problema. Alguém que está tendo problema para solucionar uma equação matemática não vai encontrar ajuda em um dicionário. Da mesma forma que alguém que conhece computador sabe que a solução para problemas com internet lenta não se encontra dentro da geladeira. Às vezes não sabemos exatamente como as coisas são solucionadas, mas sabemos que sempre há um lugar certo onde procurar a solução, e nem todo lugar é apropriado. 

Na Bíblia há uma história que fala de um cego que precisava de ajuda para voltar a enxergar. Naquela passagem, está escrito que “quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: — Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!” (Mc 10.47). O cego certamente não sabia como se dava a cura para a cegueira, mas ele estava certo do lugar onde procurar a solução. Se alguém poderia realizar aquele milagre, seria Jesus. Na história, Jesus curou a cegueira daquela pessoa, e depois afirmou: “Vá; você está curado porque teve fé!” 

Além de nos ensinar sobre o poder de Jesus até mesmo sobre a cegueira, essa história nos mostra a importância de procurar a ajuda em Jesus para as maiores dificuldades humanas. Mesmo que os nossos olhos funcionem, há algo profundamente doente com todos os seres humanos, e a cura para esse mal, o pecado, só pode ser encontrada em um lugar: Jesus. Assim como o cego, saiba que Jesus está perto de você, peça a ele: “Tenha pena de mim!”, confiando que ele lhe dará o perdão e a paz, e lhe dirá: “Vá; você está curado porque teve fé!”

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por usares o teu poder sem limites para dares salvação às pessoas. Obrigado por teu amor, que também não tem limites. Permite-nos confiar em ti sempre, e confessar a ti os nossos pecados, para receber de ti o perdão e a salvação. Amém.