Publicado em: 25 de maio de 2018
Onde está a sabedoria?

Para: Sexta-feira, 25 de maio de 2018

Leia em sua Bíblia: Provérbios 8.1-4, 22-31

“A Sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos.” (Pv 8.2)

Nos últimos anos, tem ocorrido uma ascensão midiática de filósofos e pensadores no Brasil. Parece que há uma crescente necessidade de ouvirmos pessoas que tenham o que dizer com propriedade, ou seja, há uma incessante busca por sabedoria. Mas será que os pensadores contemporâneos possuem sabedoria mesmo? Afinal, onde está a sabedoria?

Não há dúvida de que muitos filósofos e estudiosos podem ser considerados detentores de sabedoria em suas áreas de atuação. Mas a verdade é que a sabedoria não tem apenas um sentido. No sentido mais conhecido, ser sábio é simplesmente possuir erudição. Nesse sentido, a sabedoria pode ser encontrada em algumas pessoas. Todavia, a sabedoria apontada pela Palavra de Deus é diferente e não pode ser encontrada em pessoas, ainda que elas sejam apontadas como sábias em determinada área. Em Provérbios 8, acompanhamos uma descrição única do que significa sabedoria. De acordo com o texto, vemos que a sabedoria sempre existiu com Deus, até mesmo antes da criação. A sabedoria aliás, teria sido a “arquiteta” da obra da criação.

Em 1Co 1.30, o apóstolo Paulo aponta de forma categórica que a sabedoria é Jesus. Só desse modo compreendemos plenamente Provérbios 8. Jesus sempre existiu, ele é Deus e arquitetou a obra da criação. Desse modo, quando lemos em Provérbios 8.2 que “a Sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos”, visualizamos uma referência à onipresença de Jesus. Por isso, se você sente fome de sabedoria no sentido bíblico, saiba que ela não pode ser encontrada em ninguém além de Cristo. Por isso, confie em Jesus e seja sábio no sentido bíblico.

Oremos: Querido Deus, obrigado por me tornares sábio pela fé em Jesus. Que eu jamais pense que alguém pode estar acima de Cristo e que jamais eu me deixe enganar pela minha própria erudição. Amém.