Publicado em: 20 de março de 2020
Olhar para além 

Para: sexta-feira, 20 de março de 2020
Texto: Números 21.4-9  Tempo de Quaresma 

Então Moisés fez uma cobra de bronze e pregou num poste. Quando alguém era mordido por uma cobra, olhava para a cobra de bronze e ficava curado. (Nm 21.9) 

Certa vez uma criança estava triste. O seu pai, então, a levou para passear. Diante de um lindo pôr do sol entre as montanhas, o pai perguntou: Filho, o que você está enxergando?” O menino respondeu: “Nada de mais, apenas algumas árvores”. O pai, então, fez o filho levantar os olhos e enxergar para além das árvores, para aquela linda paisagem no céu. O filho compreendeu o que o pai queria mostrar e se sentiu bem melhor ao ver essa cena tão linda.  

O povo de Deus no Antigo Testamento, na época de Moisés, mesmo podendo enxergar de longe a terra prometida e reconhecer a providência divina no meio do deserto, preferiu reclamar contra Deus e Moisés. Diante de tamanha falta de gratidão, Deus enviou cobras que estavam mordendo e matando o povo. Então o povo se arrependeu e suplicou por ajuda, e Deus providenciou um antídoto: “Então Moisés fez uma cobra de bronze e pregou num poste. Quando alguém era mordido por uma cobra, olhava para a cobra de bronze e ficava curado” (Nm 21.9). 

Deus ensina a olhar para além. Não olhe somente para você mesmo, para as suas conquistas ou para os problemas e dificuldades. Olhe para além disso tudo, olhe para o alto e reconheça também as bênçãos de Deus. Da mesma forma, se em primeiro plano você está vendo os seus pecados, olhe para o que está além, olhe para a cruz. Pois é na cruz que a serpente e o diabo são vencidos em definitivo por Jesus Cristo. Lembre-se de que o poder da salvação não está em você, mas vem de fora. A salvação vem de Deus. Por isso mantenha o seu olhar fixo em Jesus e para o que ele já preparou para nós: a nova vida nos céus.  

Oremos: Amado Pai celestial, que neste período da quaresma eu não olhe apenas para mim e para os meus pecados, mas que eu possa também olhar para o belo horizonte que Cristo conquistou para mim na Páscoa, perdoando os pecados e garantindo a ressurreição eterna. Amém.