Publicado em: 18 de maio de 2022
Obediência por amor 

Para: quarta-feira, 18 de maio de 2022
Texto: João 14.15-17  

Jesus continuou: — Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos.” (Jo 14.15)

O chamado à obediência é algo que provoca uma reação negativa em muitas pessoas. E, quando são confrontadas com a necessidade de obedecer, algumas já têm frases prontas como: “Ninguém manda em mim!” ou “Eu sou dono do meu nariz e faço o que eu quiser”. Muitos se recusam a se submeter a ordens, orientações e até mesmo a pedidos. Porém, quando amamos alguém, a obediência pode acontecer naturalmente.  

Jesus havia ensinado muitas coisas aos seus seguidores, especialmente o mandamento do amor. Ao prepará-los para seguirem firmes na fé e para testemunharem do cumprimento de sua missão de morrer e ressuscitar para a nossa salvação, Jesus os consolou e os convidou a viverem obedientes à sua Palavra, dizendo: “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos” (Jo 14.15).  

Amar a Jesus e seguir a sua vontade em obediência não é uma obrigação religiosa cansativa, mas algo que fazemos fortalecidos e animados pelo Espírito Santo. Agostinho, um dos mais respeitados líderes da Igreja cristã, disse certa vez: “Ame a Deus e faça o que quiser”. Mas como isso é possível se Deus parece exigir tanto de nós? É verdade que a nossa natureza pecaminosa não quer fazer a vontade de Deus. Mas, pela ação do Espírito Santo que Jesus prometeu e enviou para nos consolar e fortalecer na fé e na vida cristã, somos guiados para uma vida de obediência por amor. Assim, o que fazemos se torna agradável a Deus e também ao nosso coração, fortalecido pelo amor e consolo de Deus. Dessa forma, o que parece uma pesada exigência de Deus se transforma em algo leve quando compartilhado com Jesus, pois ele carregou o pesado fardo de nossos pecados e nos ofereceu alívio e paz em seu gracioso amor e perdão. Por isso, vivamos uma vida de obediência por amor e não por medo, guardando e vivendo as consoladoras palavras de nosso Salvador. 

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-nos por teu Espírito Santo a obedecer à tua vontade em amor. Em teu nome pedimos. Amém.