Publicado em: 30 de julho de 2023
O verdadeiro tesouro 

Para: domingo, 30 de julho de 2023
Texto: Mateus 13.44-52 

“O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.” (Mt 13.44) 

Jesus fez muitas comparações, ilustrando como são as coisas no Reino do Céu. Para isso, ele se referiu ao Reino de Deus aqui neste mundo. Onde dois ou três estiverem reunidos em nome de Jesus, ali Jesus está e ali está o Reino de Deus.  

A parábola do tesouro escondido no campo, contada pelo evangelista Mateus, quer mostrar o valor do Reino de Deus: “O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo” (Mt 13.44). O homem se desfaz de tudo o que tem para obter aquele tesouro. Isto é, nada é mais importante, nada é mais valioso do que o Reino de Deus, porque ele dura para sempre. 

Somos muito apegados às nossas coisas, às nossas conquistas. Mas, por mais que acumulemos, seja em bens, seja em dinheiro, sabemos que “o caixão não tem gavetas”, nada levaremos conosco. Mas se somos cidadãos do Reino de Deus aqui, também o seremos lá. Nossa fé em Jesus nos acompanha.  

Essa parábola pode ser comparada com a advertência de Jesus, quando diz: “Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses e me acompanhe” (Lc 9.23). Isto é, largue tudo para ganhar o Reino de Deus. O que realmente interessa em nossa vida? Precisamos do nosso emprego, do nosso salário, do pão de cada dia, mas isso não é tudo. “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.” (Mt 4.4).   

Valorizemos o Reino de Deus em nossa vida, dando prioridade a ele em nossas decisões, em nosso tempo, em nossas posses. Que não impeçamos ou atrapalhemos a vinda do Reino por causa da nossa indiferença ou ganância, mas façamos do Reino de Deus a nossa prioridade número um. 

Oremos: Bondoso Deus, que o teu Reino venha diariamente a mim também e que se expanda por todo o mundo, congregando os teus fiéis para te servirem e servirem o próximo sob tuas bênçãos. Amém.