Publicado em: 03 de agosto de 2020
O velho e o novo 

Para: segunda-feira, 3 de agosto de 2020
Texto: Efésios 4.17-24

Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (Ef 4.24) 

O Dia dos Pais está se aproximando. Esse dia pode ser para confraternização e congratulações, e também pode ser um dia de lembranças ou de saudades. Quando falamos de pais e filhos é muito comum nos lembrarmos do velho e do novo: do tempo de nossos pais e do nosso tempo, do que passou e do que acontece hoje. Para os filhos, é importante aprender com a experiência dos pais. E para os pais, é importante nunca parar de se atualizar. 

No texto bíblico de Efésios, capítulo quatro, o apóstolo Paulo também falou de algo velho e algo “novo”. Mas ele não estava falando sobre experiência de vida. O apóstolo fala sobre algo mais profundo e determinante: sobre nossa própria natureza e os reflexos disso na nossa vida em relação a Deus e ao próximo. Ele escreveu: “Portanto, abandonem a velha natureza de vocês (Ef 4.22). E, mais adiante, afirmouVistam-se com a nova natureza, criada por Deus (Ef 4.24). A velha natureza é a própria natureza humana que produz o pecado, o sofrimento, a dor. No entanto, a nova natureza foi conquistada para nós por Jesus e produz coisas boas que nos enchem de esperança e faz com que o mundo se torne melhor. Se dependesse somente de nós, seria impossível viver sob essa nova vontade, mas a nova natureza é ação de Deus Espírito Santo em nós produzindo um novo pensar, um novo agir e um novo viver. 

Sigamos em frente em nossa vida com a alegria de que Deus pode produzir em nós uma nova natureza que faz com que cada dia seja nova possibilidade de serviço e amor ao próximo. 

Oremos: Senhor Deus, reconhecemos que a nossa natureza humana produz muitas coisas das quais não nos orgulhamos. Mas também reconhecemos que tens o amor e o poder para agir em nossa vidatransformando-nos para melhor. Que assim seja, em nome de Jesus. Amém.