Publicado em: 01 de maio de 2017
O valor do trabalho

Para: Segunda-feira, 01 de maio de 2017 – Dia do Trabalho

Texto: Mateus 6.19-21

“Não busquem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam.” (Mt 6.19)

Em praticamente todos os países do mundo hoje é celebrado o Dia do Trabalho. E embora se exalte o valor do trabalho e do trabalhador no dia de hoje, parece que há uma certa contradição entre isso e o que, em parte, está muito difundido na cultura das pessoas. Na verdade, nem o trabalho, nem o trabalhador são muito valorizados em nosso mundo.

            Quando um pai quer estimular o filho a estudar, ele diz para o filho se dedicar aos estudos para não precisar dar duro como ele precisou dar para sobreviver. Em outras palavras, a pessoa precisa estudar para poder viver trabalhando menos.

            Os cursos mais buscados na Universidade, em grande parte, são os que oferecem melhores salários. Não é o trabalho propriamente que atrai as pessoas, mas o salário que irão obter. Assim, na cultura popular, o trabalho não é tão valorizado pois as pessoas buscam, se possível, poder viver trabalhando o menos possível.

            No evangelho de Mateus, capítulo 6, versículo 19, Jesus recomenda: “Não busquem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam”. Ele ensina que o ideal não é trabalhar para ganhar dinheiro. O trabalho tem um sentido muito maior. O trabalho, é evidente, vai nos trazer o sustento. Mas, mais do que isso, ele serve para ajudar as outras pessoas e para construir um mundo e uma sociedade que esteja de acordo com a vontade de Deus.

            Jesus mesmo trabalhou e ajudou as pessoas. Não se preocupou com riquezas, tanto é que não tinha nem onde reclinar a cabeça. Mas sua obra nos trouxe a salvação e tem valor eterno. Que belo exemplo para aplicarmos ao nosso trabalho. Em vez de estarmos preocupados em acumular riquezas, preocupemo-nos em servir a Deus e às pessoas. Isso tem valor eterno.

            Oremos: Amado Pai, agradeço pelo trabalho que posso realizar. Permite que nos meus afazeres diários eu possa servir a ti e ao meu semelhante. Em nome de Jesus. Amém.