Publicado em: 10 de maio de 2022
O valor da verdadeira testemunha 

Para: terça-feira, 10 de maio de 2022
Texto: Atos 6.8-15  

Então arranjaram alguns homens para dizerem mentiras a respeito dele. Essas pessoas afirmaram o seguinte: – Este homem não para de falar contra o nosso santo Templo e contra a Lei de Moisés.” (At 6.13) 

Você já precisou testemunhar a respeito de um fato importante que aconteceu, ou ainda, já serviu de testemunha em favor de alguém? O que é fundamental nessa situação? Basicamente, que a testemunha fale a verdade. Mas nem sempre é assim. Infelizmente, falsos testemunhos trazem consequências tristes para as pessoas. 

Foi o que aconteceu na vida de Estêvão. Ele era um homem que havia sido escolhido para trabalhar na liderança da igreja, homem de grande fé, cheio do Espírito Santo de Deus. Em tudo o que ele falava, Deus o abençoava e, por isso, o seu testemunho era fiel e verdadeiro. 

Acontece que havia um grupo de religiosos judeus que não aceitavam e muito menos criam no fato de Jesus Cristo ser o Messias que Deus havia prometido. Por isso, eles se revoltaram com a mensagem que Estêvão anunciava. E para fazer o mal, pagaram pessoas para dar falso testemunho contra ele, conforme nos relata o texto bíblico de Atos dos Apóstolos: “Então arranjaram alguns homens para dizerem mentiras a respeito dele. Essas pessoas afirmaram o seguinte: – Este homem não para de falar contra o nosso santo Templo e contra a Lei de Moisés” (At 6.13). Isso gerou tumulto entre as pessoas e fez com que Estêvão fosse levado diante do conselho religioso. Posteriormente, ele foi condenado à morte por apedrejamento, tornando-se assim o primeiro mártir da igreja cristã. 

Esse exemplo, além de mostrar a integridade de Estêvão, nos faz valorizar a verdadeira testemunha. Nesse sentido, há um conselho de Deus para todas as pessoas que foram alcançadas e transformadas pelo amor de Jesus: “Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade ao seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo” (Ef 4.25). 

Oremos: Bondoso Deus, ajuda-nos a falar sempre a verdade, especialmente quando somos chamados a testemunhar a respeito do nosso próximo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.