Publicado em: 16 de março de 2021
O único Senhor e Salvador 

Para: terça-feira, 16 de março de 2021
Texto: Isaías 43.8-13  

“Eu, só eu, sou o Senhor, somente eu posso salvar vocês.” (Is 43.11) 

O povo de Israel, no Antigo Testamento, havia sido dominado e levado para a Babilônia. Essa situação aconteceu devido à desobediência. Deus havia avisado que, caso não se arrependessem, tal desgraça iria acontecer. O povo não deu ouvidos à voz de Deus. 

Mas Deus não se esqueceu do seu povo. Passados setenta anos de exílio, Deus buscou o povo e disse: “Eu, só eu, sou o Senhor, somente eu posso salvar vocês” (Is 43.11). Muitas vezes o povo havia experimentado a ajuda, o socorro, a proteção de Deus. E mesmo tendo esse povo se esquecido disso, sendo cego e surdo espiritualmente, Deus convocou-o: “Povo de Israel, vo é minha testemunha” (Is 43.10). Israel continuava sendo o povo escolhido e amado de Deus. Que Deus misericordioso e compassivo! 

O Deus único e eterno chama povos e indivíduos para o seguirem, para serem dele, para lhe servirem, e ele os enche de amor e bênçãos. A relação de Deus com as pessoas é uma relação de cuidado, de busca e de amor. Deus se torna hoje nosso Senhor e Salvador na pessoa de Jesus. É assim que ele quer ser visto e conhecido. Aqueles que o reconhecem e o experimentam como Senhor e Salvador testemunham disso aos outros. 

Assim como o povo de Israel, muitas vezes temos sido surdos e cegos para com o poder, o cuidado e amor de Deus. Outras vezes, pensamos que Deus é vingador, ditador e severo demais. Mas a verdade é que Deus é salvador. A sua salvação não tem limites e é oferecida a todos de graça, mediante a fé nele como único Senhor. Grande é o nosso Deus e grande é o seu amor por todos nós. Dia a dia ele vem com o seu abraço para nos acolher e perdoar. Não deixemos de reconhecer, valorizar e responder a esse amor. 

Oremos: Ó Deus, muito obrigado por nos ensinares, na tua Palavra, quem tu és. Enche o nosso coração de fé para que possamos sempre reconhecer-te como nosso único Senhor e Salvador. Amém.