Publicado em: 30 de março de 2017
O TRAIDOR

Quinta-feira, 30 de março de 2017

Leia Lucas 22.1-6

“Faltava pouco tempo para a Festa dos Pães sem Fermento, chamada Páscoa” (Lc 22.1).

            Lucas nos diz que o grande festival judaico da Páscoa, a Festa dos Pães sem Fermento, se aproxima. É por isso que grandes multidões começam a chegar em Jerusalém, vindo do todo o Império Romano. A festa relembra a libertação da escravidão no Egito através da morte dos primogênitos egípcios. É chamada de Páscoa porque o Senhor fez o anjo da morte passar sobre as casas israelitas marcadas com o sangue do cordeiro pascal.

            O Conselho Superior dos judeus está reunido. Já determinados a matar Jesus, eles procuram pelo melhor momento e melhor maneira de fazê-lo. Eles não pensam em assassinato. Eles querem acusá-lo de um crime capital e persuadir Pilatos a executá-lo.

            Mas eles sempre encontram um problema: as grandes multidões de peregrinos se aglomeram ao redor de Jesus, aguardando suas palavras. E, enquanto houver tais multidões na cidade, eles não podem fazer nada com Jesus. Eles decidem esperar e matar Jesus somente após a Páscoa, quando as multidões já teriam deixado Jerusalém voltando para casa.

            De repente, surge uma possibilidade inesperada. Um dos discípulos escolhidos a dedo por Jesus, Judas Iscariotes, se oferece para trai-lo e entregá-lo pelo modesto preço de trinta moedas de prata. Os sacerdotes ficam contentes com a oportunidade. Eles nunca poderiam ter previsto uma deserção dentro do grupo de Jesus. Agora eles têm alguém infiltrado, esperando pela oportunidade de entregar Jesus a eles, antes da Festa.

            As predições de Jesus estão acontecendo: “O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens” (Lc 9.44).

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.