Publicado em: 13 de junho de 2022
O tempo certo 

Para: segunda-feira, 13 de junho de 2022
Texto: Eclesiastes 3.1-15  

“Deus marcou o tempo certo para cada coisa.” (Ec 3.11) 

Conforme as Escrituras, o tempo não existia. Então Deus começou a criação, fez o primeiro dia e a primeira noite e chegou o dia seguinte. Eis que surgiu então o tempo ao qual estamos habituados. 

Certamente o ser humano foi aprendendo a lidar com o tempo: dia, noite, estações, frio e calor. Para nossa razão e entendimento, por conta da vida, datas, calendários, horário, organização, precisamos administrar o tempo e nos programar nele. Muitos de nós programam férias, viagens e passeios. 

A leitura bíblica nos mostra que há tempo para tudo: “Deus marcou o tempo certo para cada coisa” (Ec 3.11). Outras passagens falam sobre a importância de discernirmos o tempo, de não nos deixar levar pelas paixões e ilusões do mundo, mas de estarmos continuamente conectados a Deus. Da mesma forma e intensidade, mostram o risco que é andar longe do Senhor. 

A Palavra de Deus também menciona que Deus está presente, que age na história da humanidade. Assim, no tempo certo e de acordo com seus planos, enviou seu Filho ao mundo para nos redimir e salvar. Ele, inclusive, se submeteu ao tempo para, na hora certa, conforme os planos de Deus, vir ao mundo e nos redimir. Nem o tempo, o pecado, o mundo, a morte e o inimigo o detiveram. 

Nesse sentido, a Bíblia nos ensina que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Isso significa que Deus está o tempo todo atento a cada um de seus filhos. Com sua ajuda e proteção ele nos conduz ao lar eterno. Aliás, este foi o propósito de Deus ao nos dar a vida: que estejamos para sempre em sua companhia. 

Esse tempo que você reservou para refletir sobre a Palavra de Deus é muito precioso, pois Deus está lhe preparando para o dia e hora da vinda de Cristo e o momento da entrada na glória celestial. 

Oremos: Senhor Deus e Pai, obrigado por tanto amor e presença em minha vida. Fica sempre comigo, por Cristo Jesus. Amém.