Publicado em: 25 de junho de 2021
O sussurro calmo de Deus 

Para: sexta-feira, 25 de junho de 2021
Texto: 1Reis 19.9-21  

E depois do fogo veio um sussurro calmo e suave. (1Rs 19.12) 

Os fortes também ficam cansados. Na caminhada da vida encontramos pessoas que admiramos por sua força e resistência diante das adversidades. São pessoas que já enfrentaram os mais diversos desafios e, aparentemente, seguem firmes. Mas até mesmo os mais fortes ficam cansados, fragilizados, expostos. Até os mais fortes precisam recuperar as forças. 

A história de Elias no monte Horebe é a história de um homem forte, sábio e fiel, admirado por muitos, mas que se encontra exausto pelos desafios de ser um profeta de Deus. Ele estava sendo perseguido, mesmo tendo sido fiel. Quando chegou no monte Horebe, no seu cansaço Elias logo desabou nas mãos de Deus. 

O Senhor Deus, então, colocou Elias diante do monte e mostrou seu poder no vento, no terremoto e no fogo. Mas nada disso acalentou o coração de Elias. E depois do fogo veio um sussurro calmo e suave” (1Rs 19.12). Por fim, quando Deus enviou um sussurro que falou ao coração do seu servo, a força e coragem de Elias foram restabelecidas. 

Quando estamos cansados diante das muitas dificuldades da vida, quando a vida como filhos de Deus apresenta-se com o peso da cruz de discípulo, Deus nos convida a despejar diante dele as nossas angústias e súplicas. Ele também vem, como uma brisa suave, sussurrar em nossos ouvidos as páginas da Escritura que falam do perdão, da vida e da salvação em Jesus. 

Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne, que nos chama a confiar nele, depositar nossas pesadas cargas e buscar alívio. Fortalecidos pela fé no Salvador, voltamos, como Elias, para os desafios da vida, lembrando que Deus continua ao nosso lado. Confie nele e o mais ele fará!

Oremos: Gracioso Deus, agradecemos-te por ouvires as angústias do nosso coração. Ajuda-nos a buscar força e coragem em teu Filho Jesus Cristo. Amém.