Publicado em: 22 de dezembro de 2021
O sorriso de Deus 

Para: quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
Texto: Salmo 2  

“Do seu trono lá no céu o Senhor ri e zomba deles.” (Sl 2.4)

Ser adulto tem algumas vantagens. Uma delas é já ter passado por dificuldades e aprendido com elas. Experiências, frustrações e até mesmo crises nos obrigaram a reagir. E, depois, olhando para trás, muitas vezes até damos uma risadinha sarcástica para nós mesmos, percebendo o quanto sofremos ou nos preocupamos sem necessidade. 

Quando observamos crianças pequenas ou até mesmo animais de estimação fazendo as suas brincadeiras ingênuas, também podemos rir ou sorrir dessa situação. O Salmo 2, atribuído ao rei Davi e possivelmente relacionado com a sua coroação, fala de reis, dos seus planos e dos seus poderes. No entanto, Deus ri desde o seu trono lá no céu quando observa os homens tentando se livrar do domínio dele, dos seus planos divinos. O Criador, no seu infinito esplendor, está perto da sua criação e conhece profundamente as obras humanas. Ele ri diante daqueles que têm a audácia de tentar burlar as suas leis e os seus planos como criador: “Do seu trono lá no céu o Senhor ri e zomba deles” (Sl 2.4). É uma expressão forte mas que mostra a seriedade da situação dos seres humanos e as intenções de Deus para que todos sejam salvos. 

O salmista mostra as atitudes humanas contra o Deus que criou o ser humano mas ele também, de forma profética, apresenta a solução para todos os problemas. Deus disse, no salmo: “Já coloquei o meu rei no trono. Você é meu filho; hoje eu me tornei seu pai”. Essas declarações expressam o plano que Deus executou por meio do Salvador Jesus.  

O Salmo 2 mostra um Deus preocupado e ocupado com o futuro dos seus filhos. Quando conhecemos essa preocupação e a ação de Deus para nos salvar, também nós concluímos: “Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus!” (Sl 2.12).  

Oremos: Pai, obrigado por providenciares a salvação por meio do Messias profetizado e prometido. Em nome de Jesus. Amém.