Publicado em: 29 de dezembro de 2021
O sinal vermelho de Deus 

Para: quarta-feira, 29 de dezembro de 2021
Texto: Salmo 119.97-104  

“Não tenho deixado de cumprir as tuas ordens porque és tu que me ensinas.” (Sl 119.102) 

Você sabe o que é “carta magna”? É uma expressão utilizada para a constituição federal, ou seja, o conjunto de leis que rege um país, uma comunidade. Mas, para que existem as leis? As leis visam tornar possível a convivência entre as pessoas, através da convenção do que é certo e do que é errado. Por exemplo, conforme as leis de trânsito, quando estamos dirigindo um carro e a luz do semáforo está vermelha, devemos parar e aguardar até que, no sinal verde, possamos prosseguir. “Furar” o sinal vermelho é crime: estaremos tirando a vez do outro e, além do risco de prejuízos materiais, estaremos colocando a nossa vida e a vida do outro em perigo. 

Deus também criou leis. A lei de Deus, de forma simplificada, está nos Dez Mandamentos, em Êxodo 20. Neles, o Senhor também nos orienta sobre o que devemos fazer e não fazer em relação a Deus e em relação ao outro. 

O salmista dá graças a Deus por conhecer a lei divina e praticá-la: “Não tenho deixado de cumprir as tuas ordens porque és tu que me ensinas” (Sl 119.102). Ele diz que tem prazer em cumprir os mandamentos. Mas será que, de fato, é possível cumprir a lei de Deus perfeitamente? A resposta é não. O salmista não conseguia e nem qualquer um de nós conseguirá cumprir a lei de Deus plenamente. Mas ela pode nos orientar a fim de que procuremos agir e viver corretamente, para evitarmos “furar o sinal vermelho” com nossas ações e omissões. 

Então, procuremos, sempre com a ajuda de Deus, seguir a sua santa vontade diariamente. Mas, ao “furarmos o sinal vermelho”, que reconheçamos com sinceridade o erro, assumamos as consequências perante a lei e busquemos o perdão que temos em Jesus Cristo. 

Oremos: Querido e amado Pai celeste, perdoa-nos quando não seguimos a tua lei. Ajuda-nos, por obra tua em nossa vida, a viver uma vida digna de amor a ti e ao nosso semelhante. Amém.