Publicado em: 06 de fevereiro de 2022
O sentido da lei de Deus

Para: domingo, 6 de fevereiro de 2022
Texto: Mateus 5.17-20

“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.” (Mt 5.17)

Algumas pessoas pensam que poderão obter o favor de Deus e o acesso à vida eterna no céu por meio do cumprimento da lei de Deus. Outras pensam que já não precisamos mais da lei de Deus porque Jesus morreu para nos salvar e a lei do Senhor já não importa mais. Os dois pensamentos estão “certos pela metade”, o que os torna completamente errados.

De fato, se alguém fosse capaz de obedecer à lei de Deus sem errar uma só vez, iria para o céu. Mas, todos nós já nascemos pecadores e somos incapazes de obedecer à lei de Deus perfeitamente. Por outro lado, de fato, Jesus morreu para nos salvar, mas isso não significa que já não preciso prestar atenção ao que Deus diz em sua lei.

Jesus disse: “Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo” (Mt 5.17). A lei de Deus e o ensino bíblico do Antigo Testamento apontam para Jesus Cristo e nele alcançam seu real sentido. O sentido da lei Deus é nos levar a reconhecer que somos pecadores e incapazes de merecer a vida eterna. Isso para que olhemos para Jesus e creiamos nele, e não em nossas obras ou capacidades. Assim escreveu o apóstolo Paulo: “Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo” (Rm 3.20-22).

Perdoados e aceitos por Deus, pela fé em Jesus, viveremos agora para o pecado? É claro que não! Olhamos agora para a lei de Deus e queremos obedecer a ela, não para merecer o favor de Deus, mas para louvá-lo em gratidão e vivermos felizes e melhor.

Oremos: Obrigado, Senhor, pela tua santa lei. Ajuda-me a sempre reconhecer os meus pecados, arrepender-me e confiar em Jesus. Quero, em gratidão e louvor, cumprir a tua lei. Amém.