Publicado em: 10 de março de 2023
O Senhor está com a gente, ou não?

Para: sexta-feira, 10 de março de 2023
Leia em sua Bíblia: Êxodo 17.1-7

“Por que vocês estão reclamando?” (Êx 17.2)

Deus havia libertado o seu povo da escravidão do Egito e, agora, eles caminhavam no deserto, rumo à terra prometida. Havia muitas dificuldades e o povo estava com muita sede e pediu para Moisés: “Dê-nos água para beber”. Moisés respondeu: “Por que vocês estão reclamando? Por que estão pondo o Senhor à prova”? (Êx 17.2). Na verdade, as reclamações não eram contra Moisés e Arão e, sim, contra Deus, pois foi Deus quem os tirara da escravidão.

A sede foi aumentando e o povo continuou reclamando. Eles gritaram contra Moisés, dizendo: “Por que você nos tirou do Egito? Será que foi para nos matar de sede?” Moisés pediu a ajuda de Deus: “O que é que eu faço com este povo? Mais um pouco e eles vão querer me matar a pedradas”. Deus disse a ele que, na presença dos líderes e do povo, batesse na rocha com o seu cajado. Quando Moisés fez isso, água jorrou da rocha e o povo pôde matar a sede, bebendo abundantemente.

As ações de Deus para mostrar que ele está de fato com seu povo, providenciando comida e água, são, na verdade, uma seta indicativa para mostrar a sua maior e definitiva ação para estar conosco e nos ajudar: Jesus Cristo. A vida, o sacrifício de cruz, a morte e a ressurreição de Jesus nos colocam diante do Deus que, de fato, é Deus conosco. Aquela água que brotou da rocha e saciou a sede do povo de Deus aponta claramente para a água do nosso batismo, que nos deu a vida que dura para sempre. Por isso, agradeça a Deus e confie na sua presença ao seu lado sempre.

Oremos: Bondoso Deus, perdoa-me porque, muitas vezes, não consigo perceber a tua presença ao meu lado, a tua ajuda em momentos de aflição. Faze-me confiar nas tuas promessas, a fim de que tenha consolo face às dificuldades da vida. Ajuda-me a confiar no perdão que me dás de graça, em Cristo, e na ajuda certa que me ofereces. Assim, certamente, reclamarei menos e louvarei mais. Em nome de Jesus. Amém.