Publicado em: 04 de novembro de 2023
O Senhor Deus ama a justiça

Para: sábado, 04 de novembro de 2023
Texto: Miqueias 3.5-12 

Mas, quanto a mim, o Espírito do Senhor me dá poder, amor pela justiça e coragem para condenar os pecados e as maldades do povo de Israel.” (Mq 3.8) 

Você acha o mundo um lugar justo? E você se considera uma pessoa justa? Muitas notícias, dos mais diversos cantos da Terra, demonstram quanta injustiça acontece. A corrupção está espalhada pelo mundo, está na natureza do ser humano. 

Infelizmente, isso não é algo novo. Já na época bíblica do Antigo Testamento, o profeta Miqueias acusou as autoridades de Israel de corrupção: Os profetas enganam o povo. Escutem, líderes e autoridades de Israel! Vocês odeiam o que é bom e torcem a justiça. As autoridades de Jerusalém aceitam dinheiro para torcer a justiça, os sacerdotes cobram para ensinar a Lei” (Mq 3.5, 9, 11). 

A injustiça está presente nas mais diversas áreas da sociedade. Mesmo sendo cristãos, sofremos as consequências dos pecados. Além do mais, nós também cometemos erros diante de diversas situações. Mas Deus concede a nós, pela ação do seu Espírito Santo, amor pela justiça divina. Com Deus ao nosso lado, podemos lutar para que o mundo seja um lugar mais justo para todos. 

Isso não significa que estaremos livres de cometermos erros. Somos pecadores e sem a ação de Deus estaríamos perdidos. Mesmo não tendo justiça em nós mesmos, Deus enviou Jesus para que o nosso pecado fosse perdoado. Uma justiça diferente, uma justiça de amor por nós, fazendo aquilo que jamais conseguiríamos conquistar sozinhos: a salvação por meio da morte de Cristo na cruz. Como escreveu o apóstolo Paulo: “Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva” (Rm 3.24). 

 Oremos: Bondoso Senhor Deus, perdoa-nos pois sabemos que somos culpados pelo sofrimento de Cristo na cruz. Muito obrigado por Jesus ter se tornado a nossa justiça. Ajuda-nos a viver de forma correta diante de todas as situações. Amém.