Publicado em: 07 de novembro de 2020
O sacrifício terminal 

Para: sábado, 7 de novembro de 2020
Texto: Hebreus 9.24-28  

Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele.” (Hb 9.28) 

A palavra “terminal é um sinônimo da palavra final. É uma palavra utilizada para mostrar que algo terminou, que chegou ao seu final. Essa palavra aplica-se muito bem ao texto bíblico de Hebreus, capítulo 9. Na Carta aos Hebreus, o escritor bíblico registrou“Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele” (Hb 9.28).  

Ao contrário do discurso popular de que é necessário fazer sacrifícios para agradar a Deus e ser salvo, o apóstolo deixa bem claro que sacrifício redentor de Jesus ocorreu somente uma vez, substituindo todos os demais sacrifícios que anteriormente eram realizados e que posteriormente seriam feitos. Esse sacrifício terminal de Jesus, que foi sua morte na cruz, foi suficiente para aplacar a ira de Deus e viabilizar o perdão de pecados.  

Essa mensagem é extremamente consoladora e edificante. Consoladora porque tira de cima do ser humano um peso impossível de ser carregado, mostrando que esse fardo tão pesado já foi levado pelo Salvador. E é uma mensagem edificante porque nos faz olhar para a vida com olhos de esperança, lembrando que todas as coisas que estão por vir podem ser enfrentadas por nós, pela fé em Jesus.  

Por fim, na segunda vinda de Cristo poderemos desfrutar da sua presença e da salvação para a qual ele nos conquistou. Aí, então, a salvação não será somente o fruto de um sacrifício terminal, mas nos mostrará a vida abundante preparada por Deus para os seus filhos para a eternidade, no novo céu e na nova terra. 

Oremos: Querido Deus, obrigado pelo sacrifício terminal de teu Filho Jesus Cristo na cruz do Calvário. Abençoa-me para que eu não me esqueça de que essa vitória é minha, para um dia desfrutar da vida eterna real. Por Cristo Jesus. Amém.