Publicado em: 22 de outubro de 2021
O sacrifício que agrada a Deus 

Para: sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Texto: Gênesis 4.1-15  

“O Senhor ficou contente com Abel e com a sua oferta.” (Gn 4.4) 

A história de Caim e Abel é uma das mais conhecidas da Bíblia, citada até por quem não é cristão. Ela narra o primeiro assassinato, na primeira família e entre irmãos, motivado por inveja. Ela mostra o derramamento de sangue e a morte como tristes consequências do pecado. 

Porém, quando essa história é citada em outros textos bíblicos, também é destacada a beleza do sacrifício de Abel. “O Senhor ficou contente com Abel e com a sua oferta” (Gn 4.4) não por ser o sacrifício de um animal, mas pela fé sincera que havia no coração. O texto da Carta aos Hebreus diz que “foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto” (Hb 11.4). 

O que você pode oferecer a Deus por seu imenso amor e bondade? Hoje, não precisamos mais fazer sacrifícios pelo perdão de nossos pecados pois Jesus Cristo já pagou por tudo na cruz. Mas ainda podemos oferecer um sacrifício de gratidão a Deus: a nossa própria vida, dedicada a ele na maneira como administramos o nosso tempo, nossos dons e nossos bens. 

Sempre que levamos ofertas a Deus na igreja, ou que procuramos nos dedicar a ele por meio do serviço ao nosso próximo, seremos agradáveis ao Pai se houver verdadeira fé em nosso coração. E fé genuína é a que se apega unicamente a Jesus, seu Filho, nosso Salvador.  

Assim como Abel, pode ser que você e eu despertemos ódio e soframos quando resolvemos nos dedicar completamente a Deus e viver a nossa fé de maneira coerente. Mas sempre valerá a pena pois, tendo a aprovação de Deus, a vida eterna é o que nos aguarda no final. 

Oremos: Divino Espírito Santo, fortalece-me para que a minha vida seja um sacrifício de amor e gratidão ao Pai e protege-me de todo o mal. Por Cristo, meu Salvador. Amém.