Publicado em: 14 de outubro de 2017
O remédio para um coração duro

Para: Sábado, 14 de outubro de 2017

Texto: Hebreus 3.12-19

“Pelo contrário, enquanto esse ‘hoje’ de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração.” (Hb 3.13)

Um amigo contou ao outro: “Eu já ouvi, mais de uma vez, as pessoas dizerem: ‘Você tem um coração muito mole’. Na hora, não sei, mas hoje, tomo isso como elogio. Não porque elas estivessem erradas quando se preocupavam comigo, ou quando diziam para ser mais prudente com os outros. Mas porque, no fim das contas, aprendi que ter um coração duro é bem pior.”

Pode ser que você, ao longo da vida, tenha aprendido a endurecer o seu coração quando foi preciso. Afinal, muita gente se aproveita da bondade dos outros, e você já deve ter sentido isso.  Mas, pense bem: se o seu coração é mole, e outras pessoas se aproveitam, quem é que sai doente do coração por aí? Você, ou elas? E se você, para se proteger, endurecer e fechar o coração, não vai adoecer por dentro também?

Prudência, é claro, não faz mal a ninguém. A Bíblia aconselha a não confiarmos demais no ser humano, a nos firmarmos somente em Deus. Mas em um coração duro não existe espaço para a alegria, para a fé, para o amor. E Deus tem muito amor e alegria para nos dar, através de Jesus e de tudo o que ele fez para nos salvar. Por isso, ele nos aconselha: “Animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração” (Hb 3.13).

Deus consegue até mesmo nos dar alegria e amor através das pessoas, que são pecadoras e imperfeitas. Ele consegue até mesmo dar amor e alegria aos outros através de nós, que podemos estar com um coração ferido e calejado pela vida. Se as cicatrizes endurecem o nosso coração, o remédio é o amor e a leveza do coração de Jesus.

Oremos: Deus, protege-me contra as pessoas que possam me ferir o coração. Mas, se eu precisar aprender com as feridas, tudo bem, eu confio em ti. Só peço que me cures com o teu amor, e não deixes que eu esteja fechado para amar como tu me amaste. Em nome de Jesus. Amém.