Publicado em: 23 de dezembro de 2021
O Rei que muda a nossa história 

Para: quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
Texto: Isaías 52.7-10 – Obs.: Autor fala da “antevéspera do Natal” 

“O seu Deus é Rei! Jerusalém arrasada, cante de alegria, pois o Senhor tem pena do seu povo e vai salvar Jerusalém.” (Is 52.7, 9)

Em seus dias, o profeta Isaías teve a visão de uma Jerusalém arrasada, vazia de gente e cheia de tristeza. Isaías viveu no século 8 a.C. A sua visão profética se tornou realidade uns duzentos anos depois, quando Jerusalém foi destruída e o povo de Judá foi levado para a Babilônia. 

Apesar da advertência de Isaías e de outros mensageiros de Deus, o povo preferiu continuar desobedecendo a Deus, fazendo aquilo que lhes dava prazer e lhes parecia certo. O exílio serviria para que o povo de Deus refletisse sobre sua falta de fé e sua má conduta, se arrependesse e sentisse saudades de seu Deus e de sua terra. 

Em sua bondade, Deus revelou por meio de Isaías que o castigo de Judá não duraria para sempre. Por isso, ao mesmo tempo em que o profeta retratou a tristeza passageira de Jerusalém, ele também trouxe uma mensagem cheia de esperança e ânimo: Jerusalém ficaria cheia de gente novamente. Isaías escreveu: “O seu Deus é Rei! Jerusalém arrasada, cante de alegria, pois o Senhor tem pena do seu povo e vai salvar Jerusalém” (Is 52.7, 9). As ruas vazias do passado dariam lugar ao ir e vir de multidões. Os gritos de desespero dos vigias de outrora ao ver aproximar-se o inimigo se transformariam em gritos de alegria ao ver Deus, o verdadeiro Rei, voltando a Jerusalém para salvá-la. A vergonha por que passaram seus moradores ao verem sua cidade destruída daria lugar ao sabor da vitória, pois o mundo inteiro veria que Deus salvou o seu povo. 

Na antevéspera do Natal, recordemos de Jesus, cujo nome significa “Deus salva”, como este Rei que veio mudar a nossa história, substituindo a nossa culpa pelo perdão e a nossa tristeza pela alegria de sabermos que ele teve pena de nós e veio nos salvar. Que Jesus reine em nosso coração hoje e sempre. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por não desistires de mim. Governa o meu coração e ensina-me sempre de novo a seguir o teu Caminho. Em nome de Jesus. Amém.