Publicado em: 15 de junho de 2021
O que pode ser feito do barro? 

Para: terça-feira, 15 de junho de 2021
Texto: Isaías 64.6-9  

Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti.” (Is 64.8) 

A maioria das crianças se diverte muito brincando com barro. Com o barro nas mãos é possível soltar a criatividade, moldando formas e inventando brincadeiras. Muitos, ao recordarem a sua infância, lembrarão de momentos assim. A partir do barro é possível criar vários objetos e coisas. E algumas pessoas conseguem fazer verdadeiras obras de arte. 

No texto bíblico de Isaías, nós lemos: “Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti” (Is 64.8). Esstexto deixa claro que Deus é o criador de todas as coisas. O texto também aponta para dois momentos da história. O primeiro é a criação do mundo. No relato da criação, vemos que Deus criou os seres humanos do barro e lhes soprou o fôlego da vida. Nós fomos criados perfeitos e santos. Mas o ser humano pecou, afastou-se de Deus, e aquela obra perfeita estava a caminho da morte. O barro quis se tornar o oleiro e caiu, quebrou-se. Com a queda, o que era bom e perfeito estava destinado à destruição. 

Mas o Deus criador, nosso Pai amoroso, decidiu que aquilo não seria o fim. Por misericórdia, ele resolveu perdoar e reconstruir a sua obra. Então, veio o segundo momento, a restauração. Para que os seres humanos pudessem receber o perdão, Deus enviou Jesus Cristo e, com a sua morte na cruz, pagou a dívida pelos pecados da humanidade. Daquele barro que, por causa do pecado, estava destruído, Jesus faz algo novo. 

Com a sua obra, Jesus mostrou o seu amor por nós, perdoou todos os nossos pecados e nos oferece a vida eterna. Sem Jesus, continuamos sendo somente barro. Mas com ele somos uma obra de arte, restaurada, amada e perdoada. 

Oremos: Ó Senhor Deus, agradecemos-te porque restauras a nossa vida, dando-nos perdão e salvação. Obrigado porque, em Jesus, moldas em nós um novo coração perdoado e consagrado a ti. Em nome de Jesus. Amém.