Publicado em: 11 de outubro de 2018
O que é ser sábio?

Para: Quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Salmo 111

 “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor.” (Sl 111.10)

O que é ser sábio? Pergunte a um filósofo, e ele vai responder que a sabedoria está no conhecimento. Pergunte a um cientista, e ele vai responder que a sabedoria está na arte da ciência. Pergunte a um tecnólogo, e esse vai responder que a sabedoria consiste no domínio da tecnologia.

O sábio Salomão, que escreveu o livro de Provérbios, diz que “se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas” (Pv 9.10). Ou seja: se você conhece a Deus, então você é sábio. Mas por que conhecer a Deus me torna um sábio? Por que para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor?

Isso acontece porque, ao conhecer a Deus, sou preenchido pela sua sabedoria. E a sabedoria de Deus se manifesta na cruz. Somente quando olhamos para a cruz do Calvário é que temos compreensão do amor de Deus por nós. Ele entregou o seu Filho Jesus Cristo para nos dar perdão. Pela sua morte na cruz, toda a sabedoria deste mundo tornou-se loucura, pois nada pode nos aproximar de Deus, a não ser Jesus Cristo.

Por isso a Bíblia diz: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor” (Sl 111.10). Devemos entender que esse “temor a Deus” não é um medo apavorante, mas, sim, uma reverência obediente a ele. É um convite para sermos preenchidos pela sua sabedoria: “Venham a mim”, diz Jesus. Não é uma ordem, é um convite para o seguirmos em fé, confiando que nele está a verdadeira sabedoria.

Por isso, não procure sabedoria para salvação na filosofia, na ciência ou na tecnologia. Apegue-se a Jesus, e tenha a sabedoria que levará todos nós para a eternidade.

Oremos: Deus puro e sábio, agradeço-te porque me deste a salvação por intermédio de Jesus Cristo. Concede-me a verdadeira sabedoria, para que eu considere louca a sabedoria deste mundo e me apegue a Jesus em verdadeira fé, para a salvação eterna. Amém.