Publicado em: 23 de outubro de 2018
O prêmio da vitória

Para: Terça-feira, 23 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: 2 Timóteo 4.6-8

“Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.” (2Tm 4.7)

Em uma olimpíada, para que o atleta alcance o seu grande objetivo e receba a medalha de ouro, ele precisa não somente competir bem, mas também ter uma equipe que lhe dê o suporte necessário para que ele tenha condições de competir. Não é raro ver atletas que, ao conquistarem suas medalhas, agradecem a toda a sua equipe pelo feito. Enfim, isso mostra que a vitória não foi apenas do atleta que competiu, mas de todos aqueles que estavam envolvidos no projeto.

O apóstolo Paulo, ao falar de sua vida cristã, a compara com a vida de um atleta. E ele diz: “Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé” (2Tm 4.7). Parece que Paulo está dizendo que objetivo da fé foi garantido e conquistado única e exclusivamente por ele. No entanto, não é bem assim.

O próprio apóstolo sabe que se ele pôde fazer o melhor na corrida é porque Jesus lhe dera condições para isso. Se ele conseguiu chegar até o fim é porque Jesus foi o seu caminho. E se ele conservou a fé é porque Jesus deixou para ele todo o necessário para isso: sua Palavra e os sacramentos.

Em outras cartas, o apóstolo reconhece essa verdade. Ele explicou aos filipenses o que torna possível correr a corrida: “Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam a vontade dele, tanto no pensamento quanto nas ações” (Fp 2.13). E aos romanos, ele mostra o motivo de receber o prêmio da vitória: “Em todas as situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37).

Nós ganhamos o prêmio da vitória. Mas quem o conquistou por nós foi Jesus Cristo e somente por meio dele somos mais que vencedores!

Oremos: Pai amado, obrigado por enviares Jesus Cristo para que conquistasse por nós aquilo que jamais conseguiríamos com nossas próprias forças: a vitória contra o Diabo, o mundo e a nossa carne. Por amor dele, assim oramos. Amém.